Calor e temporais no Sul do Brasil neste domingo

12/10/2019 às 20:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Podem ocorrer temperaturas de quase 40°C e rajadas de vento de até 90 km/h.

Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer no sul do Rio Grande do Sul no sábado por causa do calor e da chegada de uma nova frente fria. A região do Chuí teve rajadas de 80 km/h, segundo o INMET. A temperatura chegou a quase 40°C em alguns locais do Sul do Brasil.

 

As condições para pancadas de chuva aumentam nos três estados por causa do calor intenso e do deslocamento da nova frente fria pela costa da Região Sul. Podem ocorrer fortes rajadas de vento variando de 70 km/h a 90 km/h.

 

 

Possível recorde de calor em Porto Alegre

É possível que Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tenha tido um novo recorde de calor para 2019 na tarde do sábado, 12 de outubro. O recorde atual é de 38,5°C registrado no dia 2 de janeiro. Às 15 horas deste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia verificou 38,4°C de temperatura máxima. Porém, uma nova avaliação da temperatura máxima será feita às 21 horas e é possível que a temperatura iguale ou supere em alguns décimos a marca de 2 de janeiro.

 

Como foi previsto, as temperaturas subiram ainda mais em toda a Região Sul do Brasil e o sábado, 12, foi muito quente. marca do dia 2 de janeiro.

 Segundo o INMET, a maior temperatura no do Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil foi de 39,8°C em Campo Bom, na Grande Porto Alegre. Em Santa Catarina, a máxima foi de 39,1°C em Urussanga, no sul deste estado. No Paraná, a maior temperatura foi de 39,6°C em Campina da Lagoa, no oeste paranaense.

 

 

Foto de Camila Ramos, Foz do Iguaçu (PR)

 

Calor e temporais 

O domingo, 13, ainda será muito quente no Sul do Brasil, com temperaturas que podem alcançar marcas entre 38°C e 40°C. As temperaturas no Rio Grande do Sul já terão uma ligeira queda por causa do aumento da nebulosidade e da chuva.  

As condições para pancadas de chuva aumentam nos três estados por causa do calor intenso e do deslocamento da nova frente fria pela costa da Região Sul. Podem ocorrer fortes rajadas de vento variando de 70 km/h a 90 km/h.

 

A população deve ficar atenta porque há risco de temporais. Mas antes de chover, a maioria das áreas do  Sul do Brasil terá várias horas com sol forte, 

As pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde ou à noite na maioria das áreas da Região Sul. O centro-sul do Rio Grande do Sul tem tempo instável o dia todo, com várias pancadas de chuva desde cedo.  

 

Semana com muita chuva

Atenção! Após a passagem desta frente fria, áreas de instabilidade vão continuar ativas sobre o Sul do Brasil. O tempo fica muito instável, com chuva frequente e risco de chuva forte nos três estados pelo menos até a próxima quinta-feira, 17 de outubro.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

22°
min

33°
max

15mm / 80%

Foz do Iguaçu - PR

21°
min

36°
max

8mm / 90%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/11
  • Nova
    26/11
  • Crescente
    04/11
  • Cheia
    12/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06