Bahia ainda pode ter chuva forte nesta quinta

23/10/2019 às 22:28
por Redação

Oferecimento
Ar seco vai ganhar força sobre o Nordeste nos próximos dias e chuva para novamente.

A grande concentração de ar úmido e quente ainda vai trazer bastante instabilidade para parte da Bahia, do Maranhão e do Piauí nesta quinta-feira, 24 de outubro. As demais áreas do Nordeste vão seguir influenciadas por uma massa de ar seco. 

 

Bahia com risco de temporais

O sul e oeste da Bahia estão em alerta de risco de temporais nesta quinta-feira. A previsão para o extremo sul do estado, incluindo a região de Vitória da Conquista, é de chuva forte e volumosa. Nas demais áreas do oeste e sul do estado a chuva deve cair a qualquer hora, com moderada a forte intensidade, mas o sol ainda pode aparecer em alguns momentos, entre muitas nuvens. 

 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados na Bahia

 

Pancadas de cuva no MA e PI

A região de Salvador vai ter chuva fraca e passageira, mas na região da Barra, na Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão as condições são para sol durante o dia e pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, com moderada a forte intensidade. 

 

Ar seco e sol

A previsão para as demais áreas do Nordeste, incluindo as capitais  São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju, é de sol, calor e ar seco. Nestes locais, desconsiderando apenas as regiões litorâneas, a umidade relativa do ar vai chegar em índices entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia.

Estes valores são muito baixos, pois o ideal para não afetar a saúde humana é que a umidade no ar permaneça acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Foto de Ryan Carlos, Vitória da Conquista (BA)

 

Chuva volumosa na Bahia

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre a Bahia e grandes volumes de chuva voltaram a cair sobre áreas do litoral e do interior baiano nesta quarta-feira, 23 de outubro. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 38,0 mm de chuva em apenas 1 hora em Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A região de Porto Seguro e de Abrolhos, no litoral sul baiano, também tiveram chuva moderada a forte.

A chuva começou a se intensificar no oeste e sul da Bahia na terça-feira, 22 de outubro. Confira alguns volumes acumulados elevados registrados pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - no período de 24 horas, entre 17 horas do dia 22 e 17 horas de 23 de outubro de 2019:


Caraíbas: 83,6 mm
Prado/Ribeira: 56,8 mm
Anagé: 54,4 mm
Juazeiro/Itaberaba: 49,0 mm
Irecê: 46,8 mm
Porto Seguro/Trancoso: 39,1 mm

 

Tendência para os próximos dias

As áreas de instabilidade vão perder força sobre o Nordeste nos próximos dias. Nesta sexta feira, no extremo sul da Bahia, na região de Recife, de João Pessoa e de Natal a chuva será fraca e passageira, com mais volume pela manhã apenas no extremo sul da Bahia. Nas demais áreas do sul e oeste da Bahia, no extremo sul do Piauí e no oeste e sul do Maranhão a chuva vai cair a partir da tarde, em forma de pancadas. Nos outros locais da Região o dia vai ser ensolarado e sem chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

24°
min

32°
max

0mm / 0%

Aracaju - SE

23°
min

30°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/11
  • Nova
    26/11
  • Crescente
    04/11
  • Cheia
    12/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06