Com calor de 40°C, volta a chover em Mato Grosso do Sul

25/10/2019 às 17:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana é quente e com pancadas de chuva no Centro-Oeste

Com predomínio de sol forte e a intensificação de ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do Brasil, a temperatura e a umidade aumentaram em Mato Grosso do Sul, fazendo a semana terminar muito quente e com algumas pancadas de chuva.

 

Em Sonora, o choveu 11,6 mm em 1 hora. Em Costa Rica choveu 8,4 mm em 2 horas e uma rajada de vento chegou aos 71 km/h.  Pancadas de chuva com raios ocorreram também no sul de Mato Grosso do Sul na tarde desta sexta-feira, 25 de outubro.

 

Calor de 40°C

Até 17 horas (Brasília) a temperatura havia chegado aos 40,6°C em Nhumirim, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Aquidauana e Corumbá registraram até 39,5°, Miranda, 39,6°C, Coxim 39,2°C e Três Lagoas 39,1°C.

 

Campo Grande registrou 38,1°C e foi a quarta maior temperatura deste ano até agora. O recorde atual de 39,8°C em 15 de setembro.

 

Calorão e mais pancadas de chuva são esperados para o Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Porém a região de Corumbá deve ficar sem chuva, apesar do calor intenso. Para as demais regiões do estado, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem vir com rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h.

 

 

 

Foto de Feodor Nenov, Corumbá (MS)

 

 

Forte baixa pressão atmosférica 

Uma forte área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o norte da Argentina e o Paraguai e isto vai aumentar o risco de chuva em Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil.

No sábado, as pancadas devem ocorrer em poucas áreas do estado. No domingo, as condições para chuva são maiores. O sul de Mato Grosso do Sul deve ter pancadas de chuva já pela manhã do domingo. 

O risco de temporais aumenta na segunda-feira para o sul e leste de Mato Grosso do Sul.

 

O risco de temporais aumenta na segunda-feira para o sul e leste de Mato Grosso do Sul.

 

Pancadas de chuva no fim de semana no CO

O calor e as pancadas de chuva a partir da tarde devem ser observados na maioria das áreas do Centro-Oeste no último fim de semana de outubro. O risco de raios é alto e algumas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. Também podem ocorrer rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h.

 

As temperaturas à tarde podem alcançar marcas entre 36°C e 40°C em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em Goiás, e entre 30°C e 33°C no Distrito Federal.

 

No sábado, não deve chover no oeste de Mato Grosso Sul, região de Corumbá. No domingo, o tempo deve ficar seco novamente na região de Corumbá, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia e na divisa de Goiás com a Bahia.

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%