Sul tem mudanças no tempo neste final de semana

25/10/2019 às 21:59
por Redação

Atualizado 25/10/2019 às 22:04

Oferecimento
O começo da próxima semana terá muita chuva na Região.

Uma massa de ar seco vai predominar no Sul do Brasil neste sábado, mas no domingo novas áreas de instabilidade vão causar chuva forte e volumosa na Região. 

 

Sábado com chuva no oeste do RS

Neste sábado, 26 de outubro, a circulação de ventos marítimos vai aumentar a umidade sobre o leste do Paraná, incluindo Curitiba, a região do Vale do Itajaí e de Florianópolis . A  previsão é de sol entre muitas nuvens e não há expectativa de chuva.

Estas áreas tiveram temporal entre a tarde e a noite desta sexta-feira, 25 de outubro. Houve granizo em Blumenau. Na Grande Curitiba, o aeroporto internacional Afonso Pena teve rajadas de 44 km/h. Choveu forte na Grande Florianópolis

 

O oeste do Rio Grande do Sul tem previsão de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade a partir da tarde. Na região de Bagé, as pancadas vão ocorrer apenas à noite. 

 

Nas outras áreas do Sul, incluindo Porto Alegre, o sol vai brilhar forte e o ar fica seco. A umidade relativa do ar deve chegar em níveis entre 21% e 30% nestas áreas, nas horas mais quentes do dia. O ideal, para a saúde humana não ser prejudicada é que a umidade no ar permaneça acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Chuva forte e volumosa no domingo

No domingo, 27 de outubro, o calor intenso, a alta umidade e a circulação de ventos, associados a um cavado atmosférico, vão causar muita instabilidade no Sul. Uma forte área de baixa pressão atmosférica atua entre o norte da Argentina e o Paraguai e vai ajudar a espalhar nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil.

 

O domingo é de alerta para fortes pancadas de chuva, raios e fortes rajadas de vento em toda a Região Sul do Brasil

 

A previsão para o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina é de chuva a qualquer hora, muitas nuvens e poucas aberturas de sol.  A chuva será forte e volumosa no oeste gaúcho.

 

As demais áreas do estado catarinense e o Paraná vão ter pancadas de chuva no domingo, mas principalmente à tarde e à noite. No oeste dos dois estados as pancadas vão começar logo pela manhã intercaladas com períodos de sol.

Nas demais áreas, o sol ainda deve aparecer forte pela manhã e a chuva cair a partir da tarde.  

 

A chuva será forte e volumosa no norte de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. 

 

Foto de Nilviane Freitas, Cruz Alta (RS)

 

Tendência para a próxima semana

A tendência é que o começo da próxima semana tenha muita instabilidade e calor na Região Sul.

 

Na segunda-feira, 28 de outubro, o sol vai aparecer forte pela manhã, mas pode ter pancadas de chuva entre a tarde e a noite em praticamente toda a Região. As pancadas de chuva já vão começar pela manhã no norte e oeste do Paraná e apenas o litoral catarinense e paranaense tem previsão de sol entre muitas nuvens.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

10mm / 67%