Calor extremo e ar muito seco no Nordeste

28/10/2019 às 21:43
por Redação

Oferecimento
Apenas áreas da costa leste da Região podem ter chuva nos próximos dias

Uma massa de ar seco continua predominando no Nordeste nos próximos dias. A umidade do ar vai chegar em níveis muito baixos nas horas mais quentes do dia e o calor será intenso.

 

Para esta terça-feira, 29 de outubro,  tem previsão de chuva fraca e passageira apenas para o litoral da Bahia e de Sergipe, incluindo Salvador e Aracaju. 

Para as demais áreas do Nordeste, incluindo São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió, a previsão é de uma terça-feira ensolarada, quente e seca.

 

Baixa umidade no ar

No extremo sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, interior do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte, e em áreas do sertão da Paraíba, Pernambuco e da Bahia a umidade do ar vai chegar em índices entre 15% e 20% nas horas mais quentes do dia. Este níveis considerados muito baixos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana não ser afetada é que a umidade no ar permaneça acima de 60%.

 

Foto de Gilvado Gomes, Queimada Nova (PI)

 

Temperaturas muito altas

As temperaturas ficaram muito altas no Nordeste nos últimos dias e a previsão é do calor extremo continuar durante esta semana. Temperaturas em torno dos 40°C são muito comuns no interior da Região nesta época do ano.

 

Áreas do Piauí e do Maranhão ficaram entre as mais quentes do país na tarde do dia 28 de outubro, segunda-feira.  Veja as temperaturas máximas mais altas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nos dois estados:

 

Picos (PI): 40,4°C 

Colinas (MA): 40,2°C

Floriano (PI): 40,0°C

Oeiras (PI): 39,9°C

 

Quarta com chuva no litoral da BA

O ar seco e o calor intenso vão continuar predominando no Nordeste nos próximos dias.

Na quarta-feira, 30 de outubro, pode chover apenas no litoral da Bahia, de forma rápida e fraca.

O mês de outubro termina com pancadas de chuva no litoral da Bahia, de Alagoas e de Pernambuco, mas em geral com fraca intensidade.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 90%