Região Sul tem mais chuva essa semana

02/11/2019 às 18:00
por Aline Tochio

Oferecimento
A chuva deve ser volumosa e trazer transtornos

O Sul do Brasil deve se preparar para mais dias de chuva. Até terça-feira há grande risco de transtornos para a população.

 

A atmosfera fica muito instável sobre o Sul do Brasil do Brasil nos próximos dias. Neste domingo, o avanço de uma frente fria e a circulação de ventos na média atmosfera deixam o tempo bastante carregado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, provocando várias pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ser fortes e vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. A chuva mais intensa se concentra no Rio Grande do Sul, entre o Oeste, a regiões das Missões e o Planalto gaúcho.

 

Na segunda-feira (04) a formação de dois sistemas de baixa pressão, um entre Argentina e Paraguai e outro no mar, na costa do Rio Grande do Sul, mantêm alto o risco de temporais. Dessa vez a chuva forte se espalha pelos três estados, acompanhada de raios e ventania. Há, inclusive, potencial para granizo. Na terça-feira (05), toda essa instabilidade ganha reforço de outra frente fria. Mais temporais são esperados para o centro-norte do Rio Grande do Sul, todo Santa Catarina e Paraná. 

 

Os volumes de chuva acumulados nesses dias serão altos e há potencial para alagamentos e transbordamentos. Além disso, o solo já está encharcado da chuva dos últimos dias, especialmente no Rio Grande do Sul. Por isso, também é alto o risco de deslizamentos de terra. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo meteorológico WRF para os próximos cinco dias.

 

chuvap1_su