Muito calor e pouca chuva no Nordeste: 41°C na BA e no PI

12/11/2019 às 18:46
por Redação

Oferecimento
Previsão de chuva em Teresina e em áreas da costa leste do Nordeste nesta quarta-feira.

Bahia e Piauí foram os estados mais quentes do Brasil nesta terça-feira, 12. A temperatura chegou aos 41,3°C em Formosa do Rio Preto (BA) e em Ibotirama (BA), 41,1°C em Picos (PI), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

Uma massa de ar seco ainda vai predominar no Nordeste nesta quarta-feira, 13 de novembro, mantendo a maioria das áreas da Região com sol forte e sem condições para chuva. Temperaturas acima dos 40°C devem ser registradas no interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão. com possibilidade de chuva apenas em áreas do Maranhão, de Teresina e da Costa leste da Região.

 

Onde pode chover?

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, pode chover em poucas áreas do Nordeste. A previsão para o sul do Maranhão e para a região de Teresina é de sol forte durante o dia e pancadas de chuva a partir da tarde. Do litoral da Bahia ao litoral de Pernambuco, incluindo Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, a previsão é de chuva fraca e passageira.

Nas demais áreas da Região, incluindo João Pessoa, Fortaleza, Natal e São Luís a previsão é de sol forte, ar seco e nenhuma chuva.

 

 

Foto de João Castro, Livramento de Nossa Senhora (BA)

 

 

Baixa umidade do ar

No interior do Nordeste, nas áreas sem previsão de chuva, a umidade relativa do ar vai chegar em níveis abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia, chegando em índices entre 13% e 20%  em áreas do norte e oeste da Bahia, oeste de Pernambuco, da Paraíba, do centro-sul do Ceará e leste do Piauí. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar deve se manter acima de 60% para não prejudicar a saúde humana.

 

Tendência para os próximos dias

Sol e ar seco predominam sobre a Região Nordeste nos próximos dias. A chuva vai se concentrar sobre áreas do Maranhão, do Piauí e da Bahia. Estes estados voltam a ter pancadas de chuva no próximos fim de semana.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Natal - RN

24°
min

29°
max

30mm / 90%