Previsão de mais chuva para o RJ no feriado desta sexta

14/11/2019 às 18:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva enfraquece no fim de semana, mas mar fica agitado e tem risco de ressaca

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre a Região Sudeste deixando o tempo chuvoso no estado do Rio de Janeiro na véspera do feriado prolongado da Proclamação da República. De forma geral, a chuva caiu fraca a moderada durante a tarde da quinta-feira, 14, mas em alguns locais choveu forte. Na região de Macaé, no litoral norte fluminense, choveu 46 mm em apenas 1 hora, pela medição do INMET.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva caiu fraca durante a tarde, com acumulados de 2 a 11 mm em 4 horas, entre 13 horas e 17 horas, pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

O tempo continua chuvoso na noite desta quinta-feira e atrapalha a saída para o feriadão dos cariocas e fluminenses. 



Mais chuva no RJ no feriado

O tempo permanece bastante instável no estado do Rio de Janeiro durante o feriado de 15 de novembro. As áreas de instabilidade que já estão sobre o estado são reforçadas por um sistema de baixa pressão atmosférica que se organiza sobre o mar, perto do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A circulação de ventos desta área de baixa pressão vai levar muita umidade do mar para o estado do Rio alimentando as nuvens de chuva.

 

A chuva desta sexta-feira também deve se prolongar por várias horas e pode ser moderada a forte em algumas horas, inclusive na cidade do Rio de Janeiro. Há risco de alagamentos e outros transtornos causados pela chuva. 

O sistema de baixa pressão atmosfera também pode causar ventos fortes sobre o estado do Rio de Janeiro, com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h, especialmente no litoral e na serra.

 

 

Foto de Patricia Madeira, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Chuva enfraquece no fim de semana

No sábado, 16, o sistema de baixa pressão atmosférica ainda estará próximo do litoral do Rio de Janeiro e ainda vai provocar rajadas de vento moderadas a fortes no estado do Rio de Janeiro, com até 60 km/h.

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre o estado do Rio de Janeiro e a chuva diminui de forma geral. A região metropolitana do Rio de Janeiro e quase todas as outras regiões fluminenses ainda devem ter chuva fraca durante o sábado, mas junto com algumas aparições do sol. bastante, especialmente durante a tarde. Não deve chover na região de Volta Redonda. A temperatura ainda fica amena em todo o estado.

 

O tempo firma no domingo, 17 de novembro. O dia amanhece com muitas nuvens no estado do Rio de Janeiro, mas o sol vai aparecendo pela manhã e não tem mais previsão de chuva. O vento diminui.

O domingo deve amanhecer com temperatura amena, até com sensação de frio nas cidades serranas. A temperatura sobe durante o dia e faz calor à tarde. 

 

Alerta de ressaca

Os ventos fortes causados pelo sistema de baixa pressão atmosférica deixam o mar agitado no litoral do estado do Rio de Janeiro a partir da noite da sexta-feira, 15. Há risco de ressaca entre a noite do dia 15 e a manhã do domingo, 17 de novembro, com ondas de até 3 metros.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

29°
max

12mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

30°
max

20mm / 80%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06