Chuva volumosa causa estragos em Rio Branco

16/11/2019 às 18:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital do Acre registra maior quantidade de chuva em 24 horas desde meados de fevereiro de 2018

Rio Branco, capital do Acre, registrou 124,8 mm acumulados entre 9 horas da sexta, 15, e 9 horas do sábado, 16 de novembro. 

Esta foi a maior quantidade de chuva em Rio Branco este ano, neste período de 24 horas em 2019 e a maior chuva em 24 horas desde meados de fevereiro de 2018, quando choveu 159,2 mm.

 

O total de chuva em novembro de 2019 está agora em 213 mm, 3% acima da média histórica para o mês que é de 207 mm

Quase toda a chuva caiu mesmo no feriado de 15 de novembro que foi marcado por chuva muito forte e volumosa no Acre, no sul do Amazonas e norte de Rondônia.

 

Rio Acre sobe quase 2 metros em 24h

Em 24 horas, o Rio Acre subiu quase 2 metros em Rio Branco e no começo da manhã do sábado, 16, estava em 1,78 metros. Segundo os bombeiros, o nível do rio Acre tende a subir mais em Rio Branco nos próximos 3 dias, porque vários afluentes também receberam muita chuva na sexta-feira e tiveram elevação do nível da água.

Os bombeiros atenderam várias ocorrências de desbarrancamento de muros, quedas de árvores e resgates de animais, entre eles cobras e jacarés.

 

Menos chuva no Acre

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia e a chuva diminui nesta parte da Região Norte. 

Até a segunda-feira, as pancadas de chuva ocorrem com curta duração entre a tarde e a noite, mas podem ser moderadas a fortes. Porém, a previsão é de que as áreas de instabilidade intensifiquem na terça-feira e volte a chover forte novamente em Rio Branco e em vários locais do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas.

 

Chuva forte no TO e PA

Áreas de instabilidade tropicais ganharam força sobre o Tocantins, Pará e no leste do Amazonas. Nuvens bastante carregadas se espalham sobre estas regiões e provocam chuva forte no domingo e na segunda-feira, 18 de novembro.

CIDADES RELACIONADAS

Rio Branco - AC

24°
min

32°
max

5mm / 90%