Chuva forte no oeste da Bahia, TO, PI e MA

18/11/2019 às 14:53
por Angela Ruiz

Oferecimento
Aquecimento e umidade favorecem as condições de chuva no MATOPIBA

As áreas de instabilidade estão atuando em algumas localidades do oeste da Bahia, Maranhão e Tocantins neste início de semana. Pancadas de chuva de forte intensidade com volumes elevados foram observados no período de 24 horas.

 

Dados do Inmet -  Instituto Nacional de Meteorologia mostram que entre 9h da manhã do dia 17/11 e 9h do dia 18/11 foram acumulados 61,1 milímetros de chuva em Carinhanha, 43,6 em Barreiras e 42 milímetros em Correntina, todas na Bahia.    

 

No mesmo período, houve registro de elevado volume de chuva no Tocantins. Na cidade de Dianopolis, foram acumulados 60,2 milímetros. Em Pium, 56.2 e Peixe 45,8 milímetros. Em São João do Piauí (PI), choveu aproximadamente 20 milímetros. Em Alto Parnaíba (MA), choveu 25,8 milímetros.  

 

 

 

Nesta terça-feira, o tempo quente e úmido atua sobre toda a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e favorece a formação de nuvens carregadas sobre os estados. A previsão é de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Essa chuva é pontualmente forte, mas ocorre ainda de forma mal distribuída. 

 

A partir de quarta-feira, o ar seco ganha força sobre o centro-leste do Piauí. As demais áreas do Matopiba seguem com condições para pancadas de chuva isoladas. 

 

Leia mais notícias em destaque no site aqui