Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva pode ser forte no Norte do RJ nesta quinta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Nilson Mozer, Macaé (RJ)

4 min de leitura

Oferecido por

A chuva não deu trégua no Norte e Noroeste do estado do Rio De Janeiro durante o feriado de 20 de novembro. A chuva se intensificou na noite do dia 19, terça, e no período de 24 horas até a noite da quarta choveu mais de 100 mm em vários municípios. 

 

A situação ainda é de alerta para o Norte/Noroeste Fluminense nesta quinta-feira, 21 de novembro, pois a chuva deve continuar persistente podendo cair moderada a forte em algumas horas. Há risco de elevação perigosa do nível de córregos e rios, até de enchentes, além de alagamentos e de deslizamento de terra.

O risco de desastre é maior em áreas que já estão com o solo encharcado devido ao excesso de chuva das últimas 24 horas.

 

 

Grande Rio e outra regiões 

As áreas de instabilidade que estão sobre o estado do Rio de Janeiro deixam muita nebulosidade e provocam chuva sobre todas as regiões fluminenses durante esta quinta-feira. 

Na região dos Lagos e na Serra, a chuva acontece a qualquer hora e pode cair moderada em alguns momentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, nos demais municípios do Grande Rio, na Costa Verde e Médio Paraíba, o dia é com muitas nuvens, períodos de mormaço e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas por enquanto não tem alerta especial para estas regiões.



Foto de Nilson Mozer, Macaé (RJ)

 

 

Volumes de chuva

A média de chuva em novembro no Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro varia de 150 mm a 200 mm, pelos cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Apenas no período de 24 horas entre o meio da noite do dia 19 e o meio da noite do dia 20 de fevereiro choveu mais 100 mm em alguns locais.

 

Confira alguns volumes de chuva elevados observados em locais do Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro, entre 21 horas do dia 19 e 21 horas de 20 de novembro de 2019, pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

 

Macaé/Glicério: 135,8 mm

Cambuci/Centro: 127,2 mm

Itaocara/Centro: 111,4 mm

Campos dos Goytacazes: 76,6 mm

Aperibé/Verdes Campos: 74,2 mm

São Fidélis: 58,8 mm

São Francisco de Itabapoana/Barra de Itabapoana: 57,4 mm

Santo Antônio de Pádua/Centro: 50,2 mm

 

O INMET registrou 111,6 mm em Campos dos Goytacazes no período entre 20 horas do dia 19 e 20 horas de 20 de novembro. Neste local já choveu quase 280 mm desde o início de novembro, sendo que a média normal de chuva para o mês é de aproximadamente 163 mm.



Nova frente fria

As áreas de instabilidade enfraquecem na sexta-feira, 22, e a nebulosidade diminui sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Será um dia com várias horas com sol e tempo seco, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

As condições para chuva aumentam no próximo fim de semana com a passagem de outra frente fria pelo litoral fluminense.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias