Frente fria ajuda a aumentar a umidade no Nordeste

22/11/2019 às 15:41
por Redação

Oferecimento
Ar seco vai perder força nos próximos dias sobre o interior da Região

A partir deste fim de semana, as condições do tempo começam a mudar no interior da Região Nordeste. O ar seco aos poucos perde força e a umidade vai aumentar. O motivo é a chegada de uma frente fria no litoral da Bahia.

 

Este sistema vai ajudar a mudar a circulação de ventos e estabelecer um novo parão para chuvas nos próximo dias, principalmente sobre áreas do Nordeste que estavam muito secas. Não é uma chuva que vai acabar com a estiagem, mas colabora para a diminuição do calor intenso que vem sendo observado no interior de alguns estados como Maranhão e Piauí.

 

Umidade começa a aumentar no fim de semana

 

Neste sábado, todo o Nordeste terá um dia de sol e calor sem chuva. A exceção é o Maranhão, sul e norte do Piauí e o litoral do Ceará, que estão sujeitos a pancadas de chuva a partir tarde com raios. 

 

No domingo, o ar eco perde um pouco mais de força, É que uma nova frente fria que chega ao litoral sul da Bahia trazendo áreas de instabilidade. O tempo fica instável com risco de chuva forte na região de Caravelas, Prado e Porto Seguro.  O avanço deste sistema vai ajudar a espalhar umidade sobre Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Barreira. Nestas localidades e também no Maranhão, sul e oeste do Piauí, as nuvens se espalham no decorrer do dia com  pancadas de chuva isoladas com raios à partir da tarde e a noite.

 

No litoral do Ceará e na capital Fortaleza, chove rápido e fraco. Nas demais áreas do Nordeste, muito sol e calor sem expectativa de chuva. 

 

Ar seco vai perdendo força 

 

Na segunda-feira, a atuação da frente fria quase que estacionada ao largo do litoral da Bahia e a mudança na direção dos ventos favorece o aumento da nebulosidade e da chuva não só na Bahia, mas também sobre o Maranhão e em parte do Piauí. 

 

No litoral sul da Bahia, região de Barreiras, centro-sul do Maranhão e do Piauí estão previstas pancadas de chuva e não dá para descartar o risco de temporais com elevados volumes de precipitação, principalmente na região de Ilhéus (BA).

 

Em Salvador, mesmo com o sol aparecendo no decorrer do dia, a aproximação da frente fria vai intensificar os ventos e as condições para chuva forte e volumosa entre segunda e terça-feira, alertam os meteorologistas.

 

Foto: Ryan Carlos - Vitória da Conquista - BA

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

30°
max

10mm / 90%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

30mm / 90%