Sul do BR volta a ter temporais nesta terça

25/11/2019 às 13:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas de vento em torno de 100 km/h podem ocorrer no três estados.

O sol forte o tempo seco predominam sobre a Região Sul do Brasil nesta segunda-feira, 25 de novembro. A temperatura sobe mais e a tarde é quente nos três estados. Tem previsão de pancadas de chuva com raios para o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul, podendo chover e ventar com moderada a forte intensidade.

 

A maioria desta pancadas deve ocorrer na noite de hoje, mas a região de Uruguaiana já fica em alerta para temporais durante a tarde. 

O motivo da mudança no tempo é a chegada de uma nova frente fria que é reforçada por uma área de baixa pressão atmosférica muito forte que se desenvolve entre o norte da Argentina e o Paraguai.

 

 

Foto de Eder Luiz de Mello, Santa Maria (RS)

 

 

Terça-feira com alerta para temporais

A chegada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e a queda muito acentuada da pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina vão gerar grandes e fortes áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil durante a terça-feira, 26 de novembro. 

 

Os três estados da Região Sul do Brasil ficam sujeitos a temporais nesta terça-feira, com raios e intensas rajadas de vento. As rajadas mais fortes devem variar de 80 km/h a 100 km/h, mas não se descarta que algum local o vento até passe um pouco dos 100 km/h.

A maioria das pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, inclusive sobre as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. 

 

No oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, a chuva ocorre a qualquer hora, desde a madrugada. 

 

Um alerta especial está sendo considerado para as regiões do oeste de Santa Catarina e do centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. Nestas regiões o perigo de danos é maior, porque além dos raios e do risco de ventania da ordem de 100 km/h, a chuva nestas regiões deve ser muito volumosa.



A quarta-feira. 27, ainda será com alerta para chuva e vento fortes nos três estados, mas o tempo volta a secar na quinta-feira, 28. 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%