Previsão de mais chuva sobre Minas Gerais 

03/12/2019 às 23:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de fortes pancadas de chuva nos próximos dias em muitas regiões do estado.

O estado de Minas Gerais foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nos últimos cinco dias. Entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, áreas no Vale do Rio Doce, no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba acumularam de 100 mm a 150 mm de precipitação. 

 

As fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer nesta terça-feira, 3 de dezembro, especialmente em áreas próximas a Goiás e à Bahia. 

Em Patos de Minas, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 44,8 mm em apenas 1 hora de chuva. Este é um volume de água muito elevado. Tecnicamente considera-se como chuva forte um total de 20 mm em 1 hora. Em Diamantina, o INMET registrou 54,8 mm em 2 horas de chuva. Em Curvelo choveu 48,8 mm em 1 hora na noite da segunda-feira, 3 de dezembro. 

 

Confira alguns acumulados de chuva elevados registrados pelo INMET sobre Minas Gerais, entre 20 horas do dia 2 e 20 horas de 3 de dezembro de 2019.



Curvelo: 114,2 mm

Diamantina: 77,0 mm

Patos de Minas: 74,8 mm

Governador Valadares: 62,2 mm

Unaí: 44,2 mm

 

Mais chuva nos próximos dias

A chuva não vai dar trégua sobre Minas Gerais nos próximos dias. Nuvens carregadas continuam se formando e as pancadas de chuva não vão parar por enquanto.

 

Para esta quarta-feira, 4 de dezembro, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para maioria das regiões de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte

A faixa oeste do estado, entre o Triângulo e o Noroeste Mineiro, tem tempo mais instável nesta quarta-feira, com chuva a qualquer hora, que pode ser moderada a forte em algumas horas.

 

Na quinta-feira, 5 de dezembro, praticamente todo o estado de Minas Gerais terá períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

 

 

Foto de Flavio de Souza Barbosa, Itaobim (MG)

 

 

Nova frente fria aumenta a chuva

As condições para chuva e o risco de temporais aumentam sobre Minas Gerais durante a sexta-feira, 6 de dezembro, por causa do deslocamento de outra frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo. No fim de semana, áreas de instabilidade ficam mais ativas sobre Minas Gerais e provocam mais chuva.

Tanto na sexta-feira como no fim de semana, a chuva pode cair forte em diversas regiões mineiras.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%

Belo Horizonte - MG

18°
min

28°
max

25mm / 67%