Ar seco no Sul do Brasil

06/12/2019 às 22:26
por Bianca Lobo

Oferecimento
Chuva dá uma trégua, mas por pouco tempo. Fim de semana tem noites frescas e tardes quentes.

O ar seco de origem polar se espalhou sobre o Sul do Brasil reduzindo a disponibilidade de umidade no ar. Na tarde da sexta-feira, 6, níveis de umidade no ar de 20% a 30% foram observados nos três estados da Região. O INMET registrou 22% em Ibirubá (RS) e Rio Pardo (RS), 25% de Ituporanga (SC) e 27% em General Carneiro (PR).



É este ar seco que influencia o Sul do Brasil neste fim de semana, deixando o tempo firme, com pouca nebulosidade e pouca chance de chuva. A chuva dá uma trégua a quase toda a Região, mas não por muito tempo.

 

 

Foto de Lais Campolina, Florianópolis (SC)

 

 

Tempo firme

O sol predomina no fim de semana no Sul do Brasil. Algumas áreas podem amanhecer com nevoeiro e névoa por causa do friozinho do amanhecer. A presença do ar frio de origem polar deixa a temperatura amena à noite e no início da manhã, mas a tarde fica quente. 

 

O domingo é mais quente do que o sábado e algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde ou noite do domingo no oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul.

 

Instabilidade na segunda

Durante a segunda-feira, 9 de dezembro, o ar fica mais úmido e quente sobre o Sul do Brasil. Isto vai fazer com que as nuvens carregadas voltem a se formar por quase toda a Região provocando várias pancadas de chuva à tarde e à noite.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

27°
max

5mm / 90%