Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temperatura baixa atípica em Mato Grosso do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Geone Bernardo, Vicentina (MS)

4 min de leitura

Oferecido por

A brusca queda da temperatura que ocorreu sobre o Mato Grosso do Sul na sexta-feira, 6 de dezembro, foi provocada pelo ar seco e frio de origem polar que entrou no estado, após a passagem de uma frente fria. A queda da umidade do ar diminui a nebulosidade e as condições para chuva.

 

Algumas áreas no sul de Mato Grosso do Sul amanheceram a sexta-feira, 6 de dezembro com temperatura muito abaixo do normal para dezembro. Alguns locais registraram menos de 15°C, o que trouxe a sensação de friozinho para algumas pessoas.

 

Segundo dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de temperatura mínima em dezembro para a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, varia de 20°C a 22°C. No norte e oeste do estado, esta média sobe para a faixa de 22°C a 24°C.

Em Campo Grande, a temperatura mínima nesta sexta-feira foi de 20,1°C, a mais baixa desde o dia 17 de novembro quando a mínima foi de 19,9°C. A média de temperatura mínima normal para dezembro é de 20,7°C.

 

Confira alguns valores de temperatura mínima atípicos registrados pelo INMET em Mato Grosso do Sul em 6/12/2019

 

Amambai: 14,8°C

Sete Quedas: 15,7°C

Ponta Porã: 16,1°C

Bela Vista: 16,9°C.

 

Estes foram os menores valores, mas vários outros locais de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas entre 17°C e 21°C, também abaixo do normal para dezembro.

 

 

Sábado seco

Este ar seco ainda predomina sobre o Mato Grosso do Sul neste sábado, 7 de dezembro, inibindo o crescimento de grandes nuvens no estado. Assim, praticamente todo o estado tem um sábado com muito sol e sem chuva. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer à tarde em locais da divisa com o Mato Grosso e Goiás. Não tem previsão de chuva para Campo Grande.

O sábado amanhece fresco e até friozinho no sul do estado, mas a tarde será quente em todo todo o Mato Grosso do Sul.

 

Pancadas de chuva no domingo

Já para o domingo, a previsão é de que o ar úmido volte e se espalhar sobre o estado. O calor aumenta. Com o ar mais úmido e quente, as nuvens carregadas crescem novamente e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todas as regiões do estado. Volta a chover também em Campo Grande.

 

Atenção na segunda-feira

As áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso na segunda-feira e as condições para chuva aumentam. Há risco de fortes pancadas de chuva.

 

 

Foto de Geone Bernardo, Vicentina (MS)

 

 

Muita chuva em GO, MT e DF

Áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal neste fim de semana, mantendo muitas nuvens carregadas nestas regiões. É alto o risco de chuva durante o fim de semana e que pode ser forte.

 

Neste no sábado, 7, o tempo fica bastante instável. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal podem ter várias pancadas de chuva a qualquer hora e que podem ser moderadas a fortes.

No domingo, os períodos com sol aumentam sobre o Mato Grosso e no sul de Goiás. Nestas áreas, as pancadas de chuva se concentram à tarde e à noite. O calor aumenta inclusive em Cuiabá.

Já para Goiânia e Brasília, para o centro-norte de Goiás e para o Distrito Federal, a previsão é de chuva a qualquer hora e há risco de chuva moderada a forte

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias