Frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul

12/12/2019 às 11:38
por Redação

Oferecimento
Veja onde há alerta para temporais na Região

A quarta-feira foi marcada por muito calor no Rio Grande do Sul com temperaturas entre 34ºC e 37ºC. Em Porto Alegre fez 35ºC. Mas, o tempo vai virar. Uma frente fria avança sobre a Região e o choque deste sistema com todo este calor que está na atmosfera vai facilitar a formação de nuvens muito carregadas. 

 

A frente fria está no sul do Rio Grande do Sul e uma área de baixa pressão na Argentina favorece a formação de muitas áreas de instabilidade. Nuvens bastante carregadas estão entrando pela fronteira com a Argentina e nesta manhã de quinta-feira já estão acontecendo temporais na região de São Borja. Na capital Porto Alegre, antes da chuva, faz bastante calor.

 

Entre a tarde e a noite, a instabilidade se espalha e há condições para pancadas de chuva em todas regiões do estado. Há risco de temporais especialmente na fronteira norte, na região metropolitana, na serra e no norte e no noroeste do estado. Todas as áreas podem ter rajadas moderadas a fortes de vento ao longo do dia.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, o risco é para pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. 

 

Foto: Alessandra de Mello - Montenegro - RS

 

Amanhã (13), a frente fria e as áreas de instabilidade se afastam. O dia será marcado por muitas nuvens sul, leste gaúcho, no sul de Santa Catarina e na região de Florianópolis, mas já não há mais previsão de chuva. Nas demais áreas gaúchas, no oeste catarinense e na região de Foz do Iguaçu, o sol predomina e o tempo volta a ficar mais seco.

 

o Vale do Itajaí, no litoral do Paraná e em Curitiba, a circulação  dos ventos deixam o tempo mais instável com muita nebulosidade e previsão de chuva que vai e vem no decorrer do dia intercalando período de sol. No interior e norte do Paraná, o sol aparece forte, faz calor e à partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios. 

 

Fim de semana

 

No fim de semana, novas áreas de instabilidade associadas a passagem de outra frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão vão ajudar a organizar e espalhar mais chuva nos três estados da Região Sul. Será um fim de semana de alerta para chuva e ventos fortes. 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%