Nova frente fria chega ao Sudeste e traz mais chuva

16/12/2019 às 22:06
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/12/2019 às 22:08

Oferecimento
Muita instabilidade até o fim da semana em SP, RJ e centro-sul de MG. Norte de MG e ES continuam com pouca chuva.

Uma nova frente fria chega ao litoral de São Paulo e sul do Rio De Janeiro nesta terça-feira e começa a estimular o aumento das áreas de instabilidade sobre parte da Região Sudeste. Na quarta-feira, 18, esta frente fria se afasta em alto-mar, mas as áreas de instabilidade vão continuar ativas sobre o Sudeste até o fim da semana.

 

Risco de chuva forte

Com o ar quente e úmido que já predomina sobre São Paulo, sobre o Rio de Janeiro e sobre o centro-sul e oeste de Minas Gerais, e a chegada da nova frente fria, estas regiões voltam a ficar em atenção para a chuva forte nesta terça-feira.

Na maioria das regiões de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, as pancadas de chuva ocorrem já pela manhã e se prolongam pela tarde e noite. Tem risco de chuva forte em todo o estado, com potencial para alagamento na capital paulista.

Já para o estado do Rio de Janeiro, no centro-sul e oeste de Minas Gerais, a previsão é de que as pancadas de chuva ocorram à tarde e à noite.

Há risco de chuva forte também nas capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Atenção

Áreas de instabilidade vão provocar chuva frequente em São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no centro-oeste e sul de Minas Gerais pelo menos até o sábado. Até lá, pode chover forte em muitos locais, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

 

 

Foto de Esiel Azevedo, Catanduva (SP)

 

 

Pouca chuva no ES e norte de MG

Esta nova frente fria que chega ao Sudeste não terá influência sobre o Espírito Santo e nem sobre o norte e leste de Minas Gerais. Estas áreas do Sudeste estão sob influência de uma sistema de alta pressão atmosférica que deixa o ar seco e barra a entrada do ar fresco e úmido da frente fria.

Para esta terça-feira, 17, tem previsão de chuva rápida para o norte capixaba. Na quarta, 18, pode chover a partir da tarde no sul do Espírito Santo, mas o norte e o leste de Minas continuam com muito sol, calor e sem chuva.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%