Vai dar praia no verão?

17/12/2019 às 23:06
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/12/2019 às 09:21

Oferecimento
Confira a análise especial para as praias de cada Região do Brasil para o verão 2019/2020

O verão 2019/2020 começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2019, à 1h19min, e vai até 0h50min do dia 20 de março de 2020.

O verão é época de férias em muitos setores da sociedade. Para o turismo, no entanto, e também para os meteorologistas, verão significa mais trabalho. 

 

Para quem trabalha com turismo, o ponto alto do verão, ou o alto verão, é o mês de janeiro, que coincide com as férias estudantis. Um janeiro sem dias bonitos, cheios de sol, pode significar praias e piscinas menos lotadas e ganhos abaixo do esperado.

 

Vai dar praia no verão?

A pergunta é: vai dar praia neste verão? A meteorologista Patricia Madeira, analista de Clima da Climatempo, comenta que "num país com litoral tão grande, com tantos quilômetros de praia como o Brasil, é claro que vai dar praia, em muitos dias. Porém, com a perspectiva de um verão com mais chuva do que o normal em muitas áreas do país, e especialmente em janeiro e em fevereiro, o risco de ter muitas nuvens e chuva naquela semana de folga escolhida com antecedência será maior."

 

 

 

Foto de Ziel Silva, Rio De Janeiro (RJ)

 

 

Praias da Região Sudeste

A chuva e as nuvens das frentes frias e da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) vão roubar um muitas horas de sol das praias do Sudeste no verão 2019/2020, especialmente em janeiro. O mais provável é que seja um mês do mormaço do que de dias com sol forte.

A ZCAS prevista para fevereiro de 2020 também vai atrapalhar o sol de muita gente, especialmente nas praias do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do litoral norte de São Paulo.

De todo o verão, março deve ser o mês com mais dias com sol forte, mesmo assim tem previsão de passagem de uma forte frente fria.

 

 

Praias da Região Sul

De forma geral, a expectativa é de que o verão 2019/2020 seja com chuva abaixo da média na Região Sul do Brasil. 

As frentes frias e as áreas de instabilidade devem ficar pouco tempo sobre o Sul do Brasil e assim, a Região deve ter mais dias com sol do que com chuva. As praias também serão favorecida com mais dias com sol neste verão. 

A influência do ar frio das frentes frias vai deixar o calor menos intenso no Sul neste verão.

 

Praias da Região Nordeste

Em anos normais, as praias da costa leste do Nordeste, de Natal ao sul da Bahia, passam janeiro e fevereiro com muito sol e pouca chuva. Na costa norte, do litoral do Maranhão até o litoral norte do Rio Grande do Norte, os dias com muitas nuvens e chuva ficam mais frequentes a partir de fevereiro.

 

Mas para o verão 2019/2020, a previsão é de que o Nordeste tenha mais chuva do que o normal. 

Isto significa mais dias com muita nebulosidade e chuva frequente. Mas o sol também vai brilhar em muitos dias do verão nas praias do Nordeste.

A chuvarada virá das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os dois sistemas estarão mais ativos sobre o Nordeste neste verão.

 

Já em fevereiro, as nuvens carregadas da ZCIT vão ameaçar o sol da costa do Nordeste e as nuvens da ZCAS vão se espalhar pelas praias de grande parte do litoral da Bahia.

 

Março promete chuva menos frequente sobre o Nordeste, o que vai deixar mais espaço para o sol nas praias. Mas o litoral sul da Bahia deve ter um maior número de dias com muitas nuvens por causa da atuação de uma frente fria.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

27°
max

40mm / 90%

Natal - RN

24°
min

32°
max

5mm / 60%