São Paulo quente da largada da São Silvestre à virada para 2020

30/12/2019 às 23:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba todos os detalhes do tempo do último dia de 2019 na capital paulista

O dia 31 de dezembro é especial em todos os lugares porque é o último de um ano e tem a festa para a passagem para o novo ano que está chegando.

 

Mas na cidade de São Paulo, o 31 de dezembro ganha uma atenção ainda maior por causa da corrida de São Silvestre, uma das mais tradicionais corridas de rua do calendário esportivo mundial. 

 

A 95ª edição da corrida de São Silvestre acontece na manhã de 31 de dezembro de 2019 com milhares de esportistas percorrendo 15 km de ruas e avenidas da capital paulista. 

Segundo os organizadores são cerca de 150 atletas de elite e 35 mil inscritos na corrida, que vão formar um mar de gente na hora da largada.

 

Pelo cronograma oficial da corrida, às 7h25 será a largada para cadeirantes e às 7h40 para elite feminina. Às 8h05 será a largada para elite masculina e os demais participantes.

 

Condições do tempo

Por ser uma corrida ao ar livre, as condições do tempo interferem diretamente na performance dos atletas. 

Os últimos treinos feitos no dia 30 de dezembro foram debaixo de sol forte e calor constante. A temperatura máxima na cidade de São Paulo ficou em torno dos 31°C e os menores índices de umidade no ar variaram entre 35% e 40% nas horas mais quentes do dia. Não houve registro de chuva.

 

 

Previsão de temperatura e de umidade relativa do ar (ura) , hora a hora, para São Paulo, para 31/12/2019

 

Previsão de temperatura e de umidade relativa do ar (ura) , hora a hora, para São Paulo, para 31/12/2019

 

Este ano, as condições do tempo no dia da corrida de São Silvestre serão parecidas com o que se observou na véspera. A previsão é de que o sol predomine pela manhã, com algumas nuvens, mas que não vão provocar muita sombra e nem chuva. 

 

A temperatura supera os 20°C já no começo a manhã e sobe rapidamente devendo atingir valores em torno os 30°C no fim da manhã. O desgaste para os atletas será grande, pois o sol forte deve predominar pela manhã. A sensação é de calor desde cedo.

A temperatura mínima prevista é de 19°C e a máxima de 32°C. A umidade relativa mínima deve ficar entre 35% e 40% no começo da tarde.



Pancadas de chuva

No decorrer da tarde, algumas nuvens podem crescer e provocar pancadas de chuva, mas a previsão é de que chova em poucos locais da capital e da Grande São Paulo. Pode até chover com moderada a forte intensidade, mas a chuva não se prolonga por muito tempo e nem se espalha.

 

As pancadas de chuva podem ocorrer até o começo da noite, mas após às 20h30 ou 21 horas, não há mais expectativa de chuva para a Grande São Paulo

 

 

Virada para 2020

Não dá para descartar a chance de alguma chuva no começo da noite desta terça-feira, 31 de dezembro, mas depois das 21h horas, as nuvens carregadas não vão mais ameaçar São Paulo. 

A festa da virada para 2020 será com tempo firme, sem risco de chuva. A sensação de calor predomina por toda a noite. Só refresca mesmo do meio para o fim da madrugada de 1 de janeiro de 2020.

O ano de 2020 vai começar quente no estado de São Paulo de forma geral, com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite.

A partir da quinta-feira, 2 de janeiro, as condições para chuva aumentam bastante e o risco de temporais é alto também na Grande São Paulo.

 

 

Foto de Yago Barroso Ali, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

30°
max

6mm / 90%