Brasil tem muita chuva no primeiro dia de 2020

31/12/2019 às 20:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de chuva forte é alto em todas as Regiões do país

Brasil tem muita chuva no primeiro dia de 2020

Risco de chuva forte é alto em todas as Regiões do país



O primeiro dia de um novo ano é feriado no Brasil, mas para os meteorologistas que trabalham com a previsão e monitoramento do tempo, o primeiro dia do ano de 2020 será de muito trabalho. Por causa do ar muito quente e úmido que predomina no paí, grandes nuvens carregadas crescem sobre todas as regiões do país e provocam pancadas de chuva com raios, muitas vezes com forte intensidade e com ventania. 

 

As condições para chuva são aumentadas no Norte e no Nordeste do Brasil pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na Região Sul do Brasil, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo litoral estimulam a formação de várias áreas de instabilidade.


Confira como fica o tempo no Brasil no primeiro dia de 2020

 

 

 

Previsão da Climatempo para 1/1/2020

 

 

Poucas áreas do Brasil ficam livres da chuva nesta quarta-feira, 1º de Janeiro de 2020. O tempo fica seco com muito sol e calor em todo o centro-norte do estado de Roraima, incluindo a região de Boa Vista. Dia de muito sol também no extremo norte do Amapá, onde está a região do Oiapoque. 

O sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Uruguaiana, é outra área no país que deve ficar sem chuva apesar da grande quantidade de nuvens. Dia de sol e tempo seco na região dos Lagos, no Rio De Janeiro, e no Litoral Norte Fluminense.

 

Quase todo o Brasil tem pancadas de chuva com raios nesta quarta-feira, principalmente à tarde à noite. Mas antes da chuva o sol vai aparecer forte em praticamente toda a região Sudeste do país. Tem muito sol no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A chance de chover em São Paulo aumenta na tarde desta quarta-feira. Vitória tem sol e chuva rápida. 

 

Já sobre o Nordeste, na maioria das áreas da Região Norte e também no Distrito Federal, no norte de Goiás e no norte de Mato Grosso, o ano de 2020 começa  muitas nuvens e as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora. Há risco de chuva forte em todos os estados do Nordeste e do Norte, exceto em Roraima. 

 

No Sul do Brasil, os maiores períodos com sol devem acontecer sobre o Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina, mas também há risco de temporais.

 

 

 

Foto de Henrique Gonçalves, Canarana (MT)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Boa Vista - RR

26°
min

34°
max

30mm / 67%