Temporais se espalham sobre o Sul do Brasil

31/12/2019 às 19:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas de vento podem chegar a aos 90 km/h

A circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera e deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul estimulam a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Sul do país, que podem provocar chuva forte e ventania. Os temporais começaram acontecer no dia 31 de dezembro de 2019 e se espalham sobre o Sul do Brasil nos primeiros dias de 2020. 

 

Risco de temporal nesta quarta

Apenas o sudoeste do Rio Grande do Sul, região onde está Uruguaiana, fica fora do alerta para temporais nesta quarta-feira, 1 de janeiro de 2020. O sol aparece nesta região entre muitas nuvens, mas não deve chover. 

Todas as outras áreas do Sul do Brasil, incluindo as regiões metropolitanas de Porto Alegre, de Florianópolis e de Curitiba ficam sujeitas a fortes pancadas de chuva no decorrer desta terça-feira. Há risco de temporais, com muito raios e rajadas de vento com até 90 km/h.

Em Canoas, na Grande Porto Alegre, teve rajada de 74 km/h na tarde da terça, 31 de dezembro. Em Cambará do Sul, o INMET registrou rajada de 87 km/h.

 

Estas áreas de instabilidade vão provocar mais pancadas de chuva por quase todo o Sul o Brasil entre a quinta-feira, 2, e o domingo, 5 de janeiro. A partir de quinta, a chuva se concentra sobre Santa Catarina e Paraná, mas as Grande Porto Alegre, a serra e o litoral norte gaúcho continuam tendo pancadas de chuva.

 

 

Foto de Lucas Vasconcelos, Florianópolis (SC)

 

 

Chuva alivia o calor intenso

O aumento da nebulosidade e da chuva vão finalmente aliviar o calor intenso que a população da Região Sul vem sentindo desde o Natal de 2019. Na tarde de 31 de dezembro de 2019, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia ainda registrou 41,0°C em Campo Bom e 40,3°C em Porto Alegre, na medição automática. Este valor não vale como recorde. Os recordes de temperatura são verificados pelas medições no modo convencional feitas também pelo  INMET. 

Em Urussanga, no sul de Santa Catarina, a temperatura chegou aos 38,5°C. No Paraná, a maior temperatura foi de 37,6°C em Paranapoema

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 90%