1º fim de semana do ano com muita chuva em GO, DF e MT

03/01/2020 às 15:47
por Redação

Oferecimento
Atenção para o risco de temporais

O primeiro fim de semana do ano será de chuva na maioria das áreas da região Centro-Oeste. O ar está quente sobre a Região, o fluxo de umidade que vem da Amazônia e a circulação do ventos na atmosfera torna as condições favoráveis ao desenvolvimento de nuvens carregadas, principalmente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

 

Tanto no sábado quanto no domingo, o tempo fica bastante instável com muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia com rajadas de vento no centro-norte de Mato Grosso, Distrito Federal e na região de Goiânia. Não dá para descartar o risco de temporais, especialmente entre as capitais Goiânia e Brasília.    

 

No oeste de Mato Grosso do Sul, o ar está mais seco e o sol brilha forte sem expectativa para chuva. Nas demais áreas da Região, o sol aparece e faz calor. O forte aquecimento associado a disponibilidade de umidade na atmosfera vão ajudar a formar nuvens que provocam as pancadas típicas de verão acompanhadas de raios, inclusive em Cuiabá e Campo Grande.

 

Foto: Francisco Benício - Brasília - DF

 

Volumes de chuva 

 

De acordo com dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, no período entre 15h de ontem (02) e 15h de hoje (03), um valor de chuva extremamente alto foi registrado no Distrito Federal. Na estação de Paranoá (COOPA), foram acumulados 120, 6 milímetros e em Águas Emendadas, 62 milímetros. Em Rosário Oeste (MT), também foi registrado chuva forte: 51,4 milímetros e na cidade de Ivinhema (MS), foram acumulados aproximadamente 30 milímetros.    

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

29°
max

35mm / 83%

Campo Grande - MS

20°
min

30°
max

10mm / 90%