Oferecido por
Períodos com sol voltam a ocorrer sobre o Espírito Santo neste domingo, 5 de janeiro, mas isto não descarta o risco de chuva. As pancadas retornam a partir da tarde e podem ser fortes em vários locais do estado, incluindo a Grande Vitória.
A circulação ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera continua canalizando o ar úmido e quente da Amazônia para o Sudeste do Brasil, mas especialmente sobre os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio De Janeiro.
As condições para chuva são muito altas e o volume de chuva ainda deve ser grande, pois a há muita umidade disponível no ar.
A entrada de ar úmido e quente sobre o Espírito Santo deve enfraquecer na segunda-feira, 6 de janeiro, diminuindo a quantidade de nuvens carregadas sobre o estado. O tempo começa a secar na terça-feira e as pancadas de chuva ficam menos frequentes.
Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário (ES)
Vitória: 80% da média de chuva do mês em 24h
As fortes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Sudeste do Brasil neste início de ano provocaram muita chuva sobre todo o Espírito Santo. Entre os dias 3 e 4 de A chuva voltou a cair forte sobre a Vitória.
O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 103,1 mm entre 9 horas do dia 3 e 9 horas de 4 de janeiro de 2020. Isto corresponde a 79% da média de chuva para janeiro em Vitória que é de 139 mm.
Foi uma chuva tão forte como de meados de novembro de 2019 quando choveu 103,4 mm entre os dias 13 e 14 de daquele mês.