Frente fria chega ao Sul com vento forte

06/01/2020 às 16:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana será de alerta para chuva forte e ventania nos três estados

Com a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul, nuvens muito carregadas cresceram sobre o sul o estado provocando pancada de chuva moderadas a fortes. A chuva veio também ventania em algumas localidades gaúchas.

 

Confira algumas fortes rajadas de vento registradas pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - no Rio Grande do Sul.

 

Canguçu: 87 km/h entre 13h e 14h;

Cruz Alta: 66 km/h entre 13h e 14h;

São Vicente do Sul: 64 km/h entre 13h14h e entre 14h e 15h;

 

Risco de temporais nesta terça no Sul do BR

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera e o deslocamento da frente fria que pela costa da Região Sul estimula o aumento das áreas de instabilidade nesta terça-feira, 7 de janeiro.

 

Quase todo o Sul do Brasil fica em alerta para o risco de chuva e vento moderados a fortes. As rajadas de vento mais intensas podem chegar aos 80 km/h. A chuva mais frequente e volumosa e esperada para o centro-oeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. As demais áreas dos dois estados terão pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.

 

 O sul do Rio Grande do Sul (região de fronteira com o Uruguai) fica fora da região de alerta. Pode chover de manhã, mas depois o sol predomina à tarde. Nas demais regiões do gaúchas podem ter pancadas de chuva a qualquer hora.



Foto de Edson Oesterreich, Toropi (RS)

 

 

Semana instável na Região Sul

A população da Região Sul deve ficar atenta com as condições do tempo para esta semana. Grandes e fortes áreas de instabilidade vão ficar sobre a Região no decorrer da semana e vão provocar muitas pancadas de chuva sobre todos os estados. Muitos temporais podem ocorrer até o fim da semana no Sul do Brasil.

Entre quinta e sexta-feira, 10 de janeiro, outra frente fria avança pelo litoral da Região.

 

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    17/01
  • Nova
    24/01
  • Crescente
    03/01
  • Cheia
    10/01

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09