Maior volume de chuva no país ultrapassa os 100mm

08/01/2020 às 12:19
por Redação

Oferecimento
Muitas áreas de instabilidade estão ativas sobre o Brasil. Veja os maiores volumes acumulados nas últimas 24 horas

As grandes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o estado de Mato Grosso em 7 de janeiro de 2020 provocaram chuva generalizada, principalmente sobre o centro norte do estado. As outras regiões tiveram pancadas de chuva concentradas em pequenas áreas, mas que também foram fortes em alguns locais.

 

Maiores volumes em 24 horas

 

De acordo com dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de Carlinda registrou o maior volume de chuva no país. No período entre 12h de ontem (07) e 12h de hoje (08), horário de Brasília, o acumulado registrado foi de 112, 2 milímetros, sendo que boa parte desta chuva caiu entre entre 4h da madrugada e 9h da manhã desta quarta-feira. É um valor extremamente elevado. 

 

Na cidade de Porto Estrela, também choveu forte na madrugada. Foram acumulados cerca de 68 milímetros de chuva e no município de Comodoro aproximadamente 38 milímetros. 

 

Muitas áreas de instabilidade avançaram também em direção a cidade litorânea de Macau, no Rio Grande do Norte e provocaram chuva forte. Entre 12h de ontem (07) e 12h de hoje (08) forma acumulados aproximadamente 60 milímetros. 

 

Foto de Gean Carlos, Castanheira (MT)

 

Próximos dias

 

Muitas áreas de instabilidade vão continuar ativas sobre quase todo o Brasil nos próximos dias. Nesta quinta-feira, o alerta é para temporais no centro-leste, norte e interior do Mato Grosso, sul, leste e interior de Mato Grosso do Sul.

 

O calor e a umidade presente na atmosfera e a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre o centro-norte do Piauí, todo o estado do Ceará, oeste e litoral norte do Rio Grande do Norte e oeste da Paraíba. O alerta também é para temporais e mais uma vez volumes de chuva elevados.       

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%