Muita chuva sobre a região serrana do  RJ

08/01/2020 às 17:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rio transborda e alaga Petrópolis novamente. Chuva se intensifica sobre o norte do RJ.

Fortes áreas de instabilidade se desenvolveram sobre Minas Gerais e avançaram para o estado do Rio De Janeiro provocando muita chuva em várias regiões do estado. A chuva foi muito volumosa na região de Petrópolis causando grandes alagamentos e transbordamento de rios e lagoas na cidade.

 

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente em apenas 1 hora, entre 14h30 e 15h30, choveu 82,8 mm na região da rua Coronel Veiga. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 113,8 mm na região da rua Araruama/Quitandinha. No período de 24 horas, entre 16h20 do dia 7 e 16h20 do dia 8 de janeiro de 2020 choveu 153,8 mm. Em 96 horas (4 dias) este local já acumulou 191,5 mm,  que já supera a média de chuva normal para todo o mês de janeiro que é de aproximadamente 179 mm.

 

 

Nuvens carregadas (manchas vermelhas e amarelas) sobre o RJ por volta das 16h de 8/1/2020 - satélite GOES 16

 

 

Instabilidade continua sobre o RJ até a noite

As áreas de instabilidade que estão sobre o estado do Rio de Janeiro persistem por várias horas e as condições para chuva são muito altas até o fim da noite desta quarta-feira, 8 de janeiro, e também em parte da madrugada desta próxima quinta-feira.

A região serrana do Rio de Janeiro ainda pode ter chuva forte até a noite. Por volta das 16 horas, a chuva caía fraca na região de Petrópolis, mas moderada a forte na região de Teresópolis. A chuva tende a aumentar até a noite na região de Nova Friburgo. Mesmo assim, não se pode descartar que volta a chover pelo menos de forma moderada na região de Petrópolis durante a noite desta quarta-feira.

 

A cidade do Rio, a chuva caía fraca em alguns locais no fim da tarde, mas não se pode descartar que chove com moderada a forte intensidade durante a noite.

 

Chuva forte no Norte/Noroeste do RJ 

Atenção para transbordamento do rio Pomba

As áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro se intensificam também sobre o Norte e Noroeste do estado e a chuva cai forte no decorrer da tarde e noite desta quarta-feira. Há risco de alagamentos nos centros urbanos.

O nível do rio Pomba, que corta a região, preocupa bastante. Na madrugada, às 5h30, a cota do rio atingiu 3,85 m na ponte Paraoquena, que é a cota transbordamento neste local. Às 14h30 tinha baixado para 3,38 m, mas com chuva  aumentando nas próximas horas, é possível que transborde em outros locais pois já está com nível muito alto.

 

Mais chuva nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, o estado do Rio de Janeiro ainda terá muita nebulosidade e condições para chuva. Ainda há risco de chuva forte e volumosa em todas as regiões do estado.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%