Minas Gerais terá mais chuva esta semana

14/01/2020 às 23:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pancadas de chuva diminuem aumentam já na quinta-feira, com chegada de outra frente fria Sudeste

Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar sobre várias áreas de Minas Gerais provocando temporais nesta terça-feira, 14 de janeiro.

 

A chuva intensa que caiu em pouco tempo sobre Belo Horizonte deixou ruas e avenidas alagadas, causou queda de árvores e deslizamento de terra e também veio com granizo.. 

O INMET - Instituto nacional de Meteorologia registrou 45,0 mm em apenas 1 hora na região de Pampulha, justamente uma das áreas da cidade que mais sofreram com o temporal. A região do aeroporto da Pampulha teve rajadas com 57k/h às 16h 

Em Patos de Minas, no Alto Paranaíba teve quase 60 mm de chuva em apenas 1 hora e um acumulado de 88,6 mm em 3 horas, entre 18h40 e 21h40, segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

 

Em Mendes Pimentel,  o CEMADEN registrou 56 mm em 1 horas e 85,2 mm em 3 horas de chuva, entre 14h30 e 17h30.

 

Estes temporais foram provocados por nuvens carregadas que se formaram por causa do calor, da umidade do ar elevada e da recente passagem de uma frente fria. 

Nesta quarta-feira, 15 de janeiro, esta frente fria se vai se afastando do Brasil, na  altura do litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia

 

 

 

Calor e pancadas de chuva

Nuvens carregadas voltam a se formar por quase todas as regiões mineiras nesta quarta-feira, 15, por causa do calor ,da umidade do ar elevada e do relevo local. As pancadas de chuva devem ocorrer novamente em vários locais de Minas Gerais e podem ser fortes, com raios, mas com curta duração. A chuva não é generalizada.

Não deve chover no Noroeste Mineiro e nem no Vale do Jequitinhonha. Nestas regiões, o calor é muito intenso e a temperatura chega perto dos 40°C à tarde.

 

 

Foto de Júnior Faria, Ubá (MG)

 

 

Frente fria

Entre a quinta-feira, 16, e sábado, 18, as condições para chuva aumentam no estado de Minas Gerais com a passagem de outra frente fria pelo litoral da Região Sudeste.

 

Jequitinhonha registra maior temperatura do BR

Na terça-feira, 14, o Vale Jequitinhonha foi  novamente a região mais quente do país, pelo segundo dia consecutivo, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura chegou aos 38,0°C em Araçuaí . Em São Romão e em Salinas, a temperatura também chegou aos 38,0°C.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

31°
max

0mm / 0%