ES terá muita chuva esta semana

19/01/2020 às 11:31
por Redação

Atualizado 19/01/2020 às 17:55

Oferecimento
Volumes de chuva acumulados até no fim da semana têm potencial para provocar grandes danos
dir="auto">Por Josélia Pegorim
 
Muitas regiões do Espírito Santo poderão acumular de 200 a 300 mm de chuva de segunda, 20, até a sexta,24. Isto significa que várias áreas do estado vão receber mais chuva esta semana do que a média normal para todo o mês de janeiro. 
 
Foto: Jeferson Cariacica/ES
 
O mapa mostra a média normal de chuva para janeiro no Brasil, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET. Para o Espírito Santo, esta média varia de 150 mm a 250 mm.
 
Na capital, Vitória, por exemplo, em 19 dias já choveu 118,2 mm, que representam 85% da média de chuva para janeiro que é de 139 mm, aproximadamente.
 
fotomateriaes
Média Climatológica de chuva de Janeiro
 
 
O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O estado do Espírito Santo deve sofrer muito com a chuva esta semana.
 
É alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada, 18 de janeiro.
 
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira, 20 de janeiro, quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24   de janeiro, a chuva deve ser generalizada e muito volumosa.

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

30°
max

10mm / 67%