Mais chuva sobre o Nordeste nos próximos dias

19/01/2020 às 23:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Bahia volta a ter chuva forte esta semana

As áreas de instabilidade da ZCIT continuam ativas sobre o norte do Nordeste e provocam muita chuva sobre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.  Mas no decorrer desta semana, a circulação dos ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer o aumento das condições para chuva em todos os estados nordestinos. A chuva volta a cair forte sobre a Bahia

 

Muita chuva no MA, PI e CE

Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará começaram a semana com fortes pancadas de chuva. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 109,4 mm sobre a região do farol Preguiças no domingo, 19 de janeiro. A região de Caxias acumulou cerca de 44 mm. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 80 mm em 6 horas em Lagoa do Junco.

 

A capital do Maranhão, São Luís, também teve muita chuva entre os dias 18 e 19 acumulando 55,6 mm. O total de chuva desde o início de janeiro até 9 horas do dia 19 foi de 313,2 mm, 38% acima da média para o mês.

No Piauí, a região de Oeiras acumulou  64,4 mm entre os dias 18 e 19 de janeiro, segundo o INMET. Fortes pancadas também ocorreram sobre o Ceará.

 

Os três estados terão pancadas de chuva durante toda a semana. Há risco de chuva moderada a forte inclusive sobre as capitais São Luís, Teresina e Fortaleza

 

 

Foto de Allison Pires, São Luís (MA)

 

 

Chuva forte para a Bahia

Para esta segunda-feira, 20 de janeiro, a previsão é de algumas pancadas de chuva no oeste da Bahia. O litoral pode ter chuva passageira. A faixa litorânea entre Sergipe e Pernambuco também pode ter chuva rápida.

 

Durante a terça-feira, 21 de janeiro, uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer o aumento das condições para chuva em todos os estados nordestinos. Entre a terça e a sexta-feira, 24 de janeiro, deve chover no litoral e no interior de todo o Nordeste.

A chuva volta a cair forte sobre a Bahia especialmente nesta nesta terça,21, e na próxima quarta-feira, 22 de janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

33°
max

25mm / 90%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

30mm / 90%