Litoral de SP em atenção para muita chuva nos próximos dias

04/02/2020 às 18:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Caraguatatuba recebeu a chuva de 1 mês em 24 horas. Risco de queda de barreiras nas estradas tende a aumentar.

O grande volume de chuva que caiu sobre o Litoral Norte de São Paulo entre os dias 3 e 4 de fevereiro deixou vários bairros de Caraguatatuba debaixo d´água. Até por volta das 17 horas da terça-feira, 4, o trecho de serra da rodovia dos Tamoios permanecia interditado por causa do risco de queda de barreiras.

 

O bloqueio da Tamoios começou na tarde da segunda-feira, 3, e por enquanto não tem previsão de liberação. O protocolo de segurança desta rodovia exige a interrupção do tráfego quando os pluviômetros alcançam 100 mm em 72 horas. 

 

Em 24 horas, várias áreas da cidade de Caraguatatuba receberam de 100 mm a quase 250 mm de chuva. No bairro da Tabatinga choveu 240,2 mm entre aproximadamente 15 horas do dia 3 e 15 horas do dia 4 de fevereiro de 2020, pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. A média de chuva normal para fevereiro no litoral norte de São Paulo varia de 200 a 300 mm.

 

Confira quanto choveu em alguns locais do Litoral Norte de São Paulo entre aproximadamente 15 horas do dia 3 e 15 horas do dia 4 de fevereiro de 2020, pela medição do CEMADEN.



Cidade

Local

Chuva 24h (mm)

Caraguatatuba

Tabatinga

240.2

Ubatuba

Araribá

203.2

São Sebastião

Boiçucanga

187.2

Ilhabela

Água Branca

114.0

 

 

Litoral de SP em atenção para muita chuva

 

As condições para chuva são muito elevadas nos próximos dias para todo o litoral do estado de São Paulo. O tempo permanecem bastante instável até pelo menos o começo da próxima semana. Pelo menos até o domingo, 9 de fevereiro, o litoral paulista terá dias com muita nebulosidade, abafamento e chuva frequente. 

Até o próximo domingo podem ocorrer vários eventos de chuva forte e volumosa. O risco de alagamentos e de deslizamentos nas cidades e de queda de barreiras nas estradas permanece alto.

 

Fortes pancadas de chuva também poderão ocorrer até o fim da semana em áreas da Grande São Paulo e do interior paulista.

 

 

 

Foto de Marcello Monaco, Bertioga- Riviera de São Lourenço (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%