Mais chuva sobre a Grande Belo Horizonte

06/02/2020 às 18:20
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporais sobre MG é alto para os próximos dias. Confira os volumes de chuva do temporal na região da capital mineira na quinta-feira, 6

Voltou a chover forte sobre a Grande Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira, 6 de fevereiro, deixando novamente ruas e avenidas alagadas na capital mineira. O volume de chuva foi bastante elevado em pouco tempo.

 

Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - em apenas 1 hora, entre 14 horas e 15 horas,  choveu 40,2 mm sobre Ibirité. O total acumulado em 3 horas chegou a quase 75 mm.



Confira os volumes de chuva acumulados entre 14 horas e 17 horas de 6/2/2020 pela medição do INMET e do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

 

Ibirité: 76,4 mm

Belo Horizonte/Pampulha: 36,0 mm

Belo Horizonte/Cercadinho: 45,4 mm

Nova Lima: 48,6 mm

Santa Luzia: 46,2 mm

Raposos: 40,6 mm

 

Além da Grande Belo Horizonte, fortes pancadas de chuva também foram observadas sobre o Sul de Minas e sobre o Triângulo Mineiro.

 

As condições para chuva continuam altas no decorrer da noite da quinta-feira sobre quase todo o estado de Minas Gerais. Porém, as pancadas mais fortes e volumosas são esperadas para o centro, oeste e o sul de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira e o Triângulo.



 

Foto de Elizeu, Brumadinho (MG)

 

 

Chuva em BH em fevereiro

Pela medição do INMET na estação meteorológica de Santo Agostinho, entre o dia 1 e 9 horas do dia 6 de fevereiro, choveu 127,0 mm, que correspondem a 70% da média de chuva para o mês que é de 181 mm, aproximadamente.



Mais chuva nos próximos dias

A situação meteorológica para os próximos dias é preocupante. A circulação de ventos sobre o Brasil . 

O fluxo de ventos da direção norte se intensifica novamente e mais ar úmido e quente será direcionado do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste do Brasil. Além disso, um grande sistema de baixa pressão atmosférica deve se organizar sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste colaborando para formar e manter as nuvens muito carregadas sobre estas Regiões.

 

Além disso, entre o domingo e a terça-feira, 11 de fevereiro, uma nova frente fria estará avançando pelo litoral da Região Sudeste, o que vai ajudar a formar mais áreas de chuva sobre o interior da Região Sudeste.

 

No caso de Minas Gerais, desta vez, as áreas de chuva mais persistentes e volumosas devem ocorrer na área entre a Grande Belo Horizonte, o Triângulo/alto Paranaíba, e o Sul de Minas e a Zona da Mata Mineira. O noroeste de Minas também pode ter chuva forte.

 

Regiões como o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha podem ter pancadas de chuva nos próximos dias, mas que não devem ser problemáticas até a segunda-feira, 10.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%