VCAN e ZCIT atuam no Nordeste

11/02/2020 às 18:13
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja onde há risco de chuvas fortes

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil com exceção do interior da Bahia onde o ar está mais seco. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido e a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical..

 

Porém, um novo vórtice ciclônico de altos níveis chamado de VCAN entre o  leste de Pernambuco e da Paraíba vai favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade, principalmente sobre as áreas litorâneas deste dois estados.  

 

Nesta quarta-feira (12), a situação é de atenção para chuvas moderadas a fortes com raios e rajadas de vento entre João Pessoa (PB) e Recife (PE). No Maranhão, em quase todo o Piauí, inclusive em Teresina, o alerta é para temporais. 

 

Entre o litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, e entre Aracaju e Maceió, o sol aparece entre poucas nuvens, faz calor e ocorrem pancadas chuva rápidas e passageiras. Nas demais áreas,  sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios e trovoadas a partir da tarde.  Na maior parte da Bahia, o sol predomina e não chove. 

 

Foto: Ewerton Diego - Camaragibe - Paraíba

 

Na quinta-feira, muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas na faixa litorânea entre Recife e São Luis. O tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia por vezes com moderada intensidade. 

 

O tempo continua seco em parte da Bahia e não há expectativa de chuva no interior e oeste do estado e no sul do Piauí. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Teresina - PI

24°
min

31°
max

40mm / 83%