Oferecido por
A chuva não tem dado trégua a Belo Horizonte desde o começo de fevereiro, repetindo o espírito de janeiro.
Janeiro de 2020 foi o mês mais chuvoso em 110 anos de registros meteorológicos na capital mineira e fevereiro já está sendo o fevereiro mai chuvoso em 16 anos.
Em 18 dias, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou chuva em 15 dias. O total de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 18 de fevereiro na estação meteorológica no bairro de Santo Agostinho foi de 284,8 mm. Este já o maior volume de chuva em fevereiro em 16 anos, desde 2004, quando choveu 363,9 mm.
Belo Horizonte já recebeu 57% de chuva acima da média histórica para fevereiro que é de 181 mm.
Calor abaixo do normal
Por causa do excesso de nebulosidade e da chuva frequente, Belo Horizonte está um pouco menos quente do que normalmente é nesta época do ano.
A média das temperaturas máximas registradas em 18 dias foi de 28,6°C, 0,4°C abaixo do valor normal Climatológico para máxima que é de 29,0°C (média do período de 1981 a 2010).
A média das temperaturas mínimas registradas em 18 dias foi de 19,0°C, 0,9°C abaixo do valor normal climatológico para mínima que é de 19,9°C (média do período de 1981 a 2010).
Previsão para o Carnaval 2020
A previsão para esta quarta-feira, 19, é de sol, calor e poucas pancadas de chuva a partir do meio da tarde na Grande Belo Horizonte. A quinta-feira, 20, também será quente e com algumas pancadas de chuva a partir do meio da tarde.
Mas condições para pancadas de chuva voltam a aumentar muito no fim da semana, já a partir da tarde da sexta-feira, 21 de fevereiro, por causa de uma frente fria que vai avançar pelo litoral da Região Sudeste.
A partir do dia 22, sábado, com a frente fria em deslocamento pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, as áreas de instabilidade voltam a se formar por todo o estado de Minas Gerais fazendo com que as pancadas de chuva se espalhem pelo estado. A passagem desta frente fria aumenta a quantidade de nuvens e também aumenta o risco de chuva forte.
Nos dias 22, 23, 24 e 25, toda a região da Grande Belo Horizonte e das cidades históricas e vão ficar com muitas nuvens durante o dia todo e chuva deve ocorrer várias vezes. Pode chover em todos os períodos. Há risco de chuva forte em todos os dias. Mesmo que o sol apareça de vez em quando, ou tenha um mormaço, não significa que o tempo estará firmando.
Foto de Cesar Soares, Belo Horizonte (MG)