Possibilidade de recorde de calor em São Paulo nesta 4ª feira

18/02/2020 às 16:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria se aproxima de SP e condições para pancadas de chuva aumentam por todo o estado nos próximos dias.

Com previsão de temperatura máxima de 34°C, a tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, poderá ser a mais quente de 2020 e também a mais quente deste verão na cidade de São Paulo, até agora.

 

Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, as maiores temperaturas registradas em 2020 até o dia 18 de fevereiro foram:

 

27 jan: 33,7°C

01 jan: 33,3°C

28 jan: 33,1°C

17 fev: 32,6°C

29 jan: 32,2°C

07 jan: 32,0°C

 

Pré-frontal

O estado de São Paulo vai sentir nesta quarta-feira o calor pré-frontal. Nesta situação, o vento da direção norte, que vem das regiões tropicais mais quentes, ganha força sobre o estado e ajuda a aquecer o ar. 

 

Esta quarta-feira, 19 de fevereiro, será um dia quente, típico de verão em todo o estado de São Paulo. O períodos da manhã é com sol forte, bastante abafado, e com temperatura subindo rapidamente. O forte calor deixa as temperaturas acima dos 30°C já no começo da tarde em praticamente todas as áreas paulista. Essa combinação de calor com a umidade do ar elevada facilita a formação das nuvens carregadas que vão provocar as pancadas de chuva à tarde e à noite.  Há risco de temporais isolados.

 

Previsão de alagamento na Grande SP

 

Atenção!

O risco de chuva forte aumenta na quinta e na sexta-feira, 21, com a passagem da frente fria por São Paulo.

As pancadas de chuva serão frequentes no estado de São Paulo nos dias de Carnaval e há risco de chuva moderada a forte e com raios.

 

 

Foto de Philippe Peinhopf de Paula, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%