VCAN e ZCIT provocam chuva sobre o Nordeste

19/02/2020 às 13:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de raios e de chuva forte em muitas áreas até a sexta-feira.

Um sistema meteorológico conhecido como VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera) e a outro chamado de ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - ganharam força sobre o Nordeste e estimulam a formação de muitas nuvens carregadas por quase toda a Região nesta quarta-feira, 19 de fevereiro.

 

No decorrer do dia, podem ocorrer fortes pancadas de chuva e com raios, no litoral e interior de quase todos os estados. A chance de chuva é baixa para Alagoas, para o sertão de Sergipe e para maioria das áreas de Pernambuco. Pode chover no sertão de Petrolina, mas não tem previsão de chuva hoje para Recife.

 

Pancadas de chuva moderadas a fortes já ocorreram sobre Natal e o aeroporto local registrou rajada de 57 km/h na manhã de hoje.

No decorrer desta quarta-feira há risco de raios e de chuva moderada a forte para João Pessoa, Fortaleza, Teresina, São Luís e também para Salvador.

 

Acompanhe as nuvens carregadas pelas imagens de satélite

 

 

Foto de Hélio Ferreira da Silva, Florânia (RN)

 

 

Risco de chuva forte

Para esta quinta-feira, 20, e para sexta-feira, 21 de fevereiro, a previsão é de que o VCAN e a ZCIT continuem atuando sobre a Região Nordeste facilitando a ocorrência de chuva sobre quase todas as áreas, tanto no interior como no litoral.

De forma geral, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, várias vezes no decorrer do dia, com risco de raios.

Nesta quinta e na sexta-feira, 21, pode chover com moderada a forte intensidade em muitas áreas do Nordeste. As condições para chuva moderada a forte são altas em todas as capitais do Nordeste nestes dois dias. 

Apenas uma pequena área entre o sertão da Bahia e de Pernambuco deve ficar sem chuva nesta quinta-feira.



Carnaval 2020

Durante os dias oficiais de Carnaval, as condições para chuva diminuem sobre a muitas áreas do Nordeste com o enfraquecimento do VCAN e da ZCIT sobre a Região. Os períodos com sol forte aumentam, mas mesmo assim, as pancadas de chuva ainda poderão ocorrer em quase todas as áreas do interior e do litoral do Nordeste. 

Há preocupação com o aumento do risco de chuva forte sobre a Bahia por causa da chegada de uma frente fria.

CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Natal - RN

25°
min

31°
max

5mm / 60%

FASES DA LUA

  • Minguante
    14/04
  • Nova
    22/04
  • Crescente
    01/04
  • Cheia
    07/04

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12