Tive contato com água da enchente. E agora?

21/02/2020 às 15:38
por Angela Ruiz

Oferecimento
Cuidados com a saúde de quem se expôs às águas das enchentes. Especialista indica o que fazer

As pessoas expostas às águas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas que têm atingido várias regiões brasileiras devem ficar atentas ao eventual aparecimento de alguns sintomas, alerta o sanitarista Alexandre Chieppe, diretor-médico da MedLevensohn, salientando que há risco de leptospirose e Hepatite A.

 

Testes rápidos contribuem para o início imediato do tratamento e para impedir a disseminação de leptospirose e Hepatite A, cujo contágio pode ocorrer pela água contaminada. Ante qualquer suspeita, deve ser procurado um serviço de saúde. Preventivamente, deve-se tomar um banho ou pelo menos lavar com sabonete as partes da pele molhadas na inundação o mais rapidamente possível, embora isso nem sempre impeça o contágio.“A leptospirose, transmitida pela urina de roedores, principalmente ratos, é uma doença que se pode contrair no contato com águas contaminadas das enchentes”, ressalta o especialista.

 

Os primeiros sintomas aparecem, em média, uma semana após o contágio: febre alta, mal-estar, dor muscular, olhos vermelhos, tosse, cansaço, náuseas, diarreia, manchas vermelhas no corpo e meningite. “No início da manifestação desses sinais, a doença, causada pela bactéria Leptospira, costuma ser confundida com outras enfermidades, como gripe, malária e dengue. Por isso, o teste sanguíneo rápido para confirmar o diagnóstico é fundamental para o início imediato do tratamento correto, feito com antibióticos, hidratação do paciente e medicamentos que aliviem dor e febre”, explica o especialista.

 

“Quanto mais rapidamente ocorrer a administração dos remédios, menor será a possibilidade de evolução para quadro mais grave, que sempre exige internação hospitalar”, ressalta Dr. Chieppe, recomendando ainda: “Quanto aos analgésicos e antitérmicos, não devem ser tomados os que contenham ácido acetilsalicílico, pois aumentam o risco de sangramentos”.

 

A Hepatite A é outra doença infecciosa aguda que pode ser contraída devido ao contato com as águas de enchente. Atinge o fígado e é causada pelo vírus VHA, transmitido por via oral-fecal, ou de uma pessoa infectada para outra saudável ou, ainda, por meio de água contaminada. O sintoma inicial é febre. Depois, aparecerem dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas, vômito, olhos e fezes amarelo-esbranquiçadas, urina mais escura e icterícia (coloração amarela da pele e/ou olhos, causada por um aumento na concentração de bilirrubina na corrente sanguínea). O primeiro sinal costuma manifestar-se, em média, entre 15 e 40 dias após o contágio.

 

O tratamento da enfermidade é constituído por repouso e remédios para aliviar os sintomas, pois o próprio organismo combate o vírus, que pode demorar de um a seis meses para ser totalmente eliminado. O paciente não pode consumir álcool até três meses após o fígado voltar totalmente ao normal. Recomenda-se, ainda, separar pratos, copos, talheres e toalhas por ele utilizados e manter higiene máxima nos banheiros, para evitar a transmissão às pessoas que vivem na mesma casa.

 

“O teste sanguíneo rápido também é fundamental, pois permite imediato tratamento adequado da Hepatite A, evita que se confunda com outras doenças e poupa o paciente de tomar remédios inadequados”, frisa o diretor-médico da MedLevensohn, lembrando: “A administração de antibióticos quando desnecessária é nociva para o paciente e toda a saúde pública, pois é um dos fatores que têm contribuído para o surgimento de cepas resistentes de bactérias, de difícil combate”.

 

Foto: Janaína - São Paulo - SP

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%