Sul do Brasil tem tempo seco e frio atípico para fevereiro

22/02/2020 às 22:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas nos três estados na madrugada do sábado de Carnaval. Saiba quando volta a chover.

O Carnaval 2020 começou com frio atípico no Sul do Brasil. Os três estados da Região Sul registraram temperaturas abaixo dos 10°C na madrugada do sábado, 22 de fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 4,2°C em Bom Jardim da Serra (SC), 5,7°C em Bagé (RS) e 6,2°C em General Carneiro (PR).

 

Estas temperaturas são muito baixas para os padrões de fevereiro na Região, que normalmente é um mês de quente.

 

O frio atípico ainda será sentido na madrugada deste domingo por quase toda a Região Sul, mas com o sol aparecendo forte desde cedo em praticamente todas áreas, o esquenta rapidamente. 

Alguns locais na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda devem registrar um pouco menos de 10°C ao amanhecer do domingo.

 

Entre as capitais,  Curitiba amanhece fria e nublada, mas ao longo da manhã o sol aparece entre muitas nuvens.

 

Florianópolis tem um dia com sol, poucas nuvens, mas o mar fica bastante agitado e perigoso! O dia amanhece frio, para esta época do ano, e a temperatura fica amena à tarde, mesmo com o sol.

 

O domingo de Carnaval é com sol em Porto Alegre e sem previsão de chuva. Faz um friozinho ao amanhecer, mas a tarde é com calor agradável.

 

Até quando vai o friozinho?

A queda da temperatura no Sul do Brasil foi provocada pela presença de uma massa de ar frio de origem polar que entrou na Região após a passagem de uma frente fria. 

Este ar friozinho ainda influencia a Região neste domingo, mantendo a temperatura baixa para esta época do ano na madrugada e manhã. Mas a tarde do domingo já será quente em quase todo Sul do Brasil. Na segunda-feira, com o afastamento desse ar frio, a temperatura volta a ao normal e faz calor.

 

 

Foto de Renan Bolico, Espumoso (RS)

 

 

Tempo seco

O domingo de Carnaval é com tempo firme, com muito sol e poucas nuvens por quase toda a Região Sul do Brasil. Apenas o leste do Paraná, onde está a Grande Curitiba, ainda tem um dia com muitas nuvens, mas o sol aparece. 

Não tem previsão de chuva para o Sul do Brasil neste domingo.

Atenção no litoral! O mar fica bastante agitado e perigoso para banhistas.



Quando volta a chover?

Várias áreas no Sul do Brasil estão tendo problemas com a falta de chuva neste verão, especialmente no Rio Grande do Sul.

A partir da tarde de segunda-feira, as pancadas de chuva voltam a ocorrer sobre várias regiões do interior do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. A chuva vai beneficiar pequenas áreas. 

Na terça-feira, 25 de fevereiro, uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil e a condições para chuva aumentam em todos os estados.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

15mm / 90%