Acre sentiu friagem atípica no fim de semana

23/02/2020 às 18:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital Rio Branco registrou menor temperatura para um dia de fevereiro em 16 anos.

O estado do Acre e também as áreas ao centro-oeste e sul de Rondônia sentiram uma friagem incomum para esta época do ano. A friagem é fenômeno típico do outono/inverno nas áreas ao sul e sudoeste da Região Norte do Brasil e é caracterizada por uma acentuada queda da temperatura, mas provocada especificamente pela passagem de ar frio de origem polar

 

Os informes meteorológicos horários do aeroporto de Rio Branco informaram a presença do vento da direção sul desde o sábado, que é um vento típico de massas frias que chegam ao Brasil. Esta massa de ar frio atuou forte no fim de semana de Carnaval no Sul do Brasil e fez a temperatura baixar para menos de  10°C em áreas dos três estados.

 

Rio Branco tem menor temperatura para um dia de fevereiro em 16 anos.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 19,4°C de temperatura mínima em Rio Branco na madrugada do domingo de Carnaval, 23 de fevereiro.  Esta foi a menor temperatura para 2020 até o momento.

 

Pelos registros históricos do INMET, esta foi a menor temperatura em Rio Branco desde 8/10/2019 quando a temperatura mínima também foi de 19,4°C. Mas para um dia de fevereiro, o valor de 19,4°C registrado no domingo, 23, foi a temperatura mais baixa em 16 anos, desde 2004, quando a mínima alcançou 19,0°C em 25 de fevereiro daquele ano.

 

Rio Branco teve um duplo recorde de frio no fim de semana de Carnaval. No sábado, 22, a temperatura máxima foi de apenas 25,8°C, a mais baixa do ano até agora. O vento frio, a chuva e o excesso de nebulosidade derrubaram a temperatura em Rio Branco no fim de semana.

 

Foto: Luciana Maria Domingos, Rio Branco/AC

 

 

Friagem atípica

É bastante incomum a temperatura baixar de 20°C nesta parte do Brasil nesta época do ano. A média de temperatura mínima em Rio Branco para fevereiro é de 21,2°C. A média histórica da mínima só fica menor do que 20°C nos meses de maio a outubro, isto é, entre o outono e o começo da primavera, quando a passagem de ar frio de origem polar pelo Acre, Rondônia e sul do Amazonas é comum.

 

Tempo seco

O tempo fica seco no Acre nesta segunda-feira, com sol e algumas nuvens, mas sem expectativa de chuva. As pancadas de chuva retornam a partir da tarde de terça-feira.

 

Para os demais estados da Região Norte, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser moderadas a fortes.

Uma situação pouco comum prevista para esta segunda-feira é que há condições para chuva em Roraima, onde não costuma chover nesta época.

Neste domingo, o INMET registrou 38°C em Boa Vista, capital de Roraima.

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

26°
min

37°
max

0mm / 0%

Rio Branco - AC

24°
min

31°
max

10mm / 67%