Região Sul ainda tem chuva forte nesta quarta

26/02/2020 às 00:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Área de baixa pressão atmosférica e frente fria deixamo tempo instável. Veja como fica o tempo no fim da semana.

A terça-feira de Carnaval foi marcada por chuva forte e volumosa nos três estados da Região Sul. Entre a noite do dia 24 e a noite de 25 de fevereiro choveu mais de 100 mm em alguns locais do Paraná e de Santa Catarina.

 

 

 

A medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - entre 23h40 do dia 24 e 23h40 do dia 25, terça-feira , indicou 104,4 mm em Capitão Leônidas Marques, no Paraná. Em Ponte Serrada , em Santa Catarina, choveu 199,4 mm entre aproximadamente 00h e meia-noite da terça-feira. No Rio Grande do Sul, a chuva mais volumosa ocorreu na região de Caxias do Sul, na serra gaúcha, que acumulou 82 mm neste período.



Mais chuva nesta quarta-feira

O tempo ficou mais instável no Sul do Brasil por causa da influência de uma frente fria que avança pela costa da Região  e de uma área de baixa pressão atmosférica que se intensifica entre o Brasil e o Paraguai.

 

A quarta-feira ainda é de alerta para chuva forte e volumosa sobre o Sul do Brasil, mas especialmente nos estados do Paraná e de Santa Catarina. As capitais  Curitiba e Florianópolis podem ter chuva forte. 

 

De forma geral, a quarta-feira será um dia de chuva nos estados, com alguns momentos de trégua. No oeste do Paraná e de Santa Catarina, as áreas de instabilidade devem se afastar até o fim da tarde e a previsão é de que a noite da quarta-feira já seja sem chuva.

 

No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva ainda podem ocorrer entre a madrugada e a tarde desta quarta-feira, 26, mas a chuva a noite também deve ser sem chuva. Ainda pode chover de forma moderada em Porto AlegreAs outras áreas gaúchas já ficam sem chuva.

 

 

 

Foto de Lucas Smiderle, Ponta Grossa (PR)

 

 

Semana termina seca

Após a passagem desta frente fria, o ar seco de origem polar volta a predominar sobre a Região Sul. As temperaturas caem novamente nos três estados e a madrugada da quinta-feira será fria para os padrões de fevereiro. 

O sol e o tempo seco predominam no Sul do Brasil de quinta a domingo, 1 de março.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

15mm / 90%