Roteiro de 1 dia para quem chega de cruzeiro a Aruba

26/02/2020 às 12:15
por Redação

Atualizado 04/03/2020 às 14:23

Oferecimento
Confira opções de roteiro para conhecer um dos destinos mais populares do Caribe.

Os brasileiros amam viajar de cruzeiro. O sistema all-inclusive, o preço atrativo, e o fato de poder conhecer vários países em um só roteiro são características que chamam o público para viajar com esse meio de transporte. E um dos destinos mais populares é o Caribe. Como vários países possuem águas caribenhas, as empresas de cruzeiros dispõem centenas de roteiros com diferentes paradas e uma das ilhas que está em muitos caminhos dos cruzeiros caribenhos é Aruba. Para te ajudar a organizar o que fazer na sua parada de um dia em Aruba, apresentamos três roteiros a partir do porto de Oranjestad de até seis horas para aproveitar vários aspectos deste destino e aproveitar cada segundo do seu tempo na ilha.

 

Destaques da parte Sul da ilha

Passando pelo movimentado centro de Oranjestad, siga até passar pelo Aeroporto Internacional Rainha Beatriz e vire na primeira a direita (atenção às placas que indicam De Palm Island). É nesta bela estrada costeira que está nossa primeira parada: Spaans Lagoen. Conhecida como Laguna Española, é uma área de proteção parte do Parque Nacional Arikok. As espécies que ainda estão em fase de desenvolvimento crescem seguras entre as raízes das árvores à beira da lagoa até que estejam fortes para se aventurar em mar aberto. A lagoa segue em direção ao interior de uma salina, rodeada por uma rica vegetação que é o lar de diversas espécies de aves como cambacicas, periquitos de Aruba, garças, turpiais e pombas.

Logo após a lagoa nos deparamos com Mangel Halto, que recebe este nome por sua acolhedora região de manguezais que proporcionam sombra. Um caminho de manguezais conduz a entrada para uma piscina natural de águas rasas, tranquilas e refrescantes, de cor turquesa. Os visitantes podem relaxar e aproveitar a paisagem encantadora e tranquila. Continuando pela rota costeira chega-se à Savaneta. Ela é a mais antiga área da ilha e foi sua primeira capital até 1797. A casa, ou melhor, pequena cabana de barro mais antiga de Aruba, conhecida como cas di torto, encontra-se no centro histórico e data dos anos 150. Também nesta área encontra-se o Zeerovers, uma doca de pescadores que promete o melhor do sabor local. Um balcão na entrada do bairro vende pescados frescos a preços locais. Se preferir, é possível pedir aos vendedores que preparem o pescado na hora e desfrutar seu prato em meio aos locais, olhando o mar e se refrescando com uma gelada cerveja Balashi.

Mas nada de ficar parado muito tempo! Ainda tem muito para ver. Siga pela rota costeira até chegar na estrada principal que nos leva a San Nicolas, o segundo maior bairro de Aruba. Até pouco tempo era conhecida como "o bairro do amanhecer", uma vez que era um bairro em desenvolvimento com o sucesso de sua refinaria de petróleo (hoje fechada). Com o recrutamento de funcionários de refinaria do Caribe britânico, San Nicolas desenvolveu seu distinto sabor de comida crioula e que lhe trouxe a fama do berço do Carnaval de Aruba.

No centro de San Nicolas, não deixe visitar o Aruba Rum Shop ou White Star para aproveitar uma cerveja gelada. As lojas de rum são ícones da cultura local e existem há décadas, a Aruba Rum Shop e White Star estão entre as mais antigas da ilha. Há anos estas lojas são os pontos altos para visitantes, pescadores ou qualquer pessoa que queira sentar para discutir política, falar sobre os acontecimentos do dia, ou simplesmente relaxar e aproveitar o ambiente, cheio de história e cultura.

Dirigindo-se mais ao Sul da ilha encontra-se a refinaria em Seroe Colorado, local da antiga colônia de Lago, onde viviam os trabalhadores americanos da refinaria e suas famílias. Atualmente, alguns moradores de Aruba residem nos bangalôs com vistas para Rogers Beach e Baby Beach - ambas muito tranquilas para descansar e relaxar ao sol com a brisa do mar. As águas rasas de Baby Beach também são uma ótima pedida para quem quer mergulhar um pouco, é possível alugar equipamentos de snorkel no Centro de Mergulho JADS (JADS Dive Center) na própria praia.

Saindo da área de Seroe Colorado é possível fazer fotos maravilhosas no monumento Mammoth Red Seamen's Anchor, com uma vista espetacular da praia de Boca Grandi (point de kitesurfing). O monumento é uma homenagem aos marinheiros. Charlie Brouns Jr., do Charlie 's Bar em San Nicolas, foi o responsável pela colocação da gigantesca âncora, adquirida da Lago Oil & Transport Company, na ponta de Seroe Colorado em 1985.

Uma maneira perfeita para terminar sua tarde de visita pelo local é refrescar-se com o "coconut man" que fica ao longo da estrada de Seroe Colorado e serve água de coco fresca e uma autêntica bebida da ilha! Dependendo do horário que terminar seu passeio, você ainda pode dar a sorte de observar um belo pôr-do-sol a distância enquanto volta pela estrada principal para o centro Oranjestad.

 

Lugares sugeridos para jantar:

• Zeerovers / Savaneta: serve mariscos frescos fritos
• La Granja / Savaneta: serve carnes assadas e pratos locais e caribenhos
• Gallo Rojo / San Nicolas: serve produtos frescos cozidos e sanduíches
• Pueblito Paisa / San Nicolas: serve pratos colombianos autênticos
• Ron Reef no Centro de Mergulho JADS (JADS Dive Center) / Seroe Colorado: serve hambúrgueres, wraps, sanduiches de mero e frango.

Dicas para fotos únicas: alguns dos artistas de rua mais famosos do mundo já vieram a Aruba para usar San Nicolas como sua tela. Os resultados são murais maravilhosos pelas ruas e prédios.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem