Umidade do ar baixa e frio atípico no Sul do BR

27/02/2020 às 23:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco afasta a chuva novamente por alguns dias. Curitiba pode ter temperatura perto de 10°C nesta sexta.

Ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil, após a passagem de uma frente fria,  causando queda da temperatura e também a diminuição da umidade do ar. Depois de temporais no Carnaval, a Região Sul voltou a ficar com tempo seco e com predomínio de sol.  

 

Temperaturas abaixo dos 10°C podem ocorrer novamente na madrugada desta sexta-feira nas áreas mais elevadas dos estados do Sul, mas especialmente na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas a capital, Curitiba, poderá ter novo recorde de menor temperatura nesta sexta-feira, pelo segundo dia consecutivo.

 

Apesar da temperatura baixa no começo da manhã, o ar esquenta rapidamente com o sol aparecendo desde cedo e a tarde é quente na maioria das áreas da Região Sul.

 

Recorde de temperatura baixa em Curitiba

A madrugada de 27 de fevereiro foi a mais fria do ano em Curitiba. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 11,6°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura em 2020 era de 12,8°C, no dia 23 de fevereiro.

 

 

Frio atípico

A presença do ar frio polar sobre o Sul do Brasil causou temperaturas bastante baixas para esta época do ano na madrugada de 27 de fevereiro.

 

O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou menos de 10°C novamente nos três estados a Região Sul. No Paraná, a temperatura chegou a 8,8°C em General Carneiro. Em Santa Catarina, a temperatura caiu para 5,4°C em Bom Jardim da Serra. No Rio Grande do Sul fez 6,8°C em Cambará do Sul.

 

 

Foto de Dolores Klassen, Colônia (RS)

 

 

Ar seco

A presença do ar seco de origem polar causou uma acentuada redução da umidade relativa do ar sobre o Sul do Brasil. Os três estados registraram níveis de umidade próximos e até abaixo dos 30% nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. A medição do INMET indicou: Quaraí (RS): 24%, Planalto (PR): 25%, Rio do Campo (SC): 34%

 

O ar continua seco nesta sexta-feira. Nas horas mais quentes do dia, muitas áreas do interior da Região Sul devem ter horas com ar bastante seco, que poderá causar incômodo nas pessoas, com umidade relativa do ar entre 20% e 30%

 

 

Sem chuva

Com o ar seco, pouca nebulosidade se forma sobre a Região nos próximos dias. Praticamente todo o Sul do Brasil terá muito sol e tempo seco, sem chuva, até a segunda-feira, 2 de março. 

No sábado, 29 de fevereiro, pode chover em alguns locais do centro-sul e leste de Santa Catarina e na serra gaúcha. Na segunda-feira, pode chover no leste do Paraná e de Santa Catarina.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

17°
min

24°
max

8mm / 60%