Fim de semana úmido na Grande SP

28/02/2020 às 17:34
por Angela Ruiz

Atualizado 29/02/2020 às 01:54

Oferecimento
Tarde de 28 de fevereiro foi a mais fria na cidade de São Paulo este ano.

Alta umidade e temperaturas amenas vão predominar no estado de São Paulo no fim de semana. A passagem de uma frente fria pela costa paulista durante o domingo vai fazer o mês de março começar com aumento da chuva.

 

 

Neste sábado, 29 de fevereiro, o sol vai aparecer forte na região de Presidente Prudente e entre muitas nuvens no sul e litoral sul do estado. As demais áreas têm previsão de chuva frequente e aberturas de sol entre muita nebulosidade.

 

alerta para temporais no norte do estado de São Paulo e na serra da Mantiqueira.

 

Na Grande São Paulo, o sábado é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas com chance de alguns momentos com mormaço ou um pouco de sol pela manhã.

 

O mês de março vai começar com céu encoberto e chuva frequente no leste paulista. Nas demais áreas o predomínio será de céu nublado, pode chover a qualquer hora e vão ocorrer algumas aberturas de sol. Apenas a região de Presidente Prudente não têm previsão de chuva. 

 

Leia também: Fevereiro mais chuvoso em 77 anos em SP 

 

Tarde mais fria do ano

Com temperatura máxima de 19,8°C, a penúltima tarde de fevereiro de 2020 foi a mais fria do ano em São Paulo e também a do Verão, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior era de 20,7°C, no dia 11 de fevereiro. Foi uma tarde fria para os padrões de fevereiro, que Climatologicamente é o mês mais quente do ano.  

 

Já a temperatura mínima foi de 16,3°C (estação automática) registrada na sexta-feira, 28, também foi considerada baixa para os padrões desta época do ano. A média climatológica para fevereiro calculada com base nas medições de 30 anos, de 1981 a 2010, é de 19,5°C.

 

 

Por que esfriou?

 

O motivo para este friozinho fora de época em pleno verão é a combinação de um dia nublado, sem sol, com a presença constante de ventos frios de origem polar. Dias nublados, mesmo sem chuva, sempre terão temperaturas mais baixas do que dias com sol forte ou só com períodos com sol.

 

 

 

Foto: Carmen Nunes - São Paulo - SP

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%