Rios em alerta de transbordamento em MG, RJ e ES

05/03/2020 às 22:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de chuva forte nas próximas 48 horas entre MG, RJ e ES.

A chuva forte e volumosa que voltou a cair desde quarta-feira, 4, sobre áreas do centro, norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo elevou ainda mais o nível de vários rios. As bacias dos rios Muriaé (MG/RJ), Doce (MG/ES) e Pomba (MG/RJ) já receberam muita chuva desde o começo do verão e os rios têm se mantido com níveis elevados. Já ocorreram situações de transbordamento nos últimos dois meses.

 

A situação é preocupante porque toda as regiões centro-oeste, norte e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo permanecem dentro de áreas de instabilidade que vão provocar mais chuva nesta sexta-feira, 6 de março. Há risco de chuva forte.

Não há expectativa de chuva sobre o Norte/Noroeste do Rio De Janeiro, mas a chuva que cai sobre a bacia do Rio Muriaé, em Minas Gerais, causa elevação dos rios da bacia do Pomba.

 

Para o sábado, 7, a previsão ainda é de tempo bastante instável, com chuva frequente e que pode ser moderada a forte em vários locais destas regiões. Volta a chover sobre o Norte/Noroeste do Rio de Janeiro, afetando as bacias do rios Muriaé e Pomba.

 

No domingo, 8, a chuva deve diminuir na região 

 

Rios em alerta de transbordamento em MG, RJ e ES

 

Nesta quinta-feira, 5 de março, vários rios entraram novamente em alerta de transbordamento, pelo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Os mapas mostram a situação na noite de 5/3/2020 das bacias dos rios Muriaé (MG/RJ), Doce (MG/ES) e Pomba (MG/RJ).

 

Bacia do rio Muriaé (MG/RJ)

Cota de inundação em Patrocínio de Muriaé e cota de alerta em Itaperuna e em Cardoso Moreira.



Situação da bacia do rio Muriaé em 5/3/2020

 

 

Bacia do rio Pomba (MG/RJ)

Cota de inundação em Cataguases e na usina Maurício e cota de alerta em Aperibé.




Situação do rio Pomba em 5/3/2020

 

 

Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente- , do governo do Rio de Janeiro, pode volta das 20h30, o rio Pomba já estava em transbordamento em Santo Antônio de Pádua e na altura da ponte Paraoquena. Rio Itabapoana também estava fora do leito em Bom Jesus do Itabapoana. O rio Muriaé estava em transbordamento em Laje do Muriaé.



Situação dos rios no Norte/Noroeste do RJ em 5/3/2020

 

 

Foto de Matheus Marra, Itaperuna (RJ): enchente em 24/1/2020

 

 

 

Bacia do rio Doce (MG/ES)

Cota de inundação em Governador Valadares, Tumiritinga e em Linhares.

O boletim emitido pelo Serviço Geológico do Brasil nesta quinta-feira, 5 de março, previa que o nível do rio Doce ia continuar subindo nestes locais. 

 

Situação da bacia do rio Doce em 5/3/2020



CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%