Ar seco predomina no centro-sul do BR no fim de semana

07/03/2020 às 00:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Níveis de umidade no ar entre 20% e 30% devem ser observados em áreas da Região Sul, de MS, de SP, e de MT.

Uma massa de ar seco se espalhou pelo centro-sul do Brasil reduzindo os níveis de umidade do ar em toda a Região Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e até nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso. Na tarde da sexta-feira, 6 de março, a influência desta massa de ar seco podia ser observada nas imagens de satélite até no Triângulo Mineiro e no extremo sul de Goiás. Estas regiões estavam com poucas nuvens.



Áreas com predomínio do tom marrom são regiões onde o ar está seco. O tom marrom indica

pouca nebulosidade. As nuvens aparecem em tons de amarelo, verde, azul, e vermelho

 

 

Baixos índices de umidade relativa do ar registrados pelo INMET em 6/3/2020

 

São Gabriel (RS): 19%

Dom Pedrito (RS): 21%

Amambai (MS): 24%

Corumbá (MS): 24%

Nhumirim (MS): 25%

Ponta Porã: 25%

Clevelândia (PR) 28%

Barretos (SP): 29%

Cuiabá (MT) 29%

Campo Grande (MS): 38%

 

A redução da umidade relativa diminui a quantidade de nuvens e faz com que as nuvens fiquem menos carregadas. Com o ar mais seco, a chance de chover é menor. 

Neste fim de semana, níveis de umidade um pouco abaixo dos 20% poderão ocorrer no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, nas horas mais quentes. No interior de São Paulo, no oeste e sul de Mato Grosso, os menores níveis de umidade no ar devem ficar entre 20% e 30%.

 

 

Foto de Dolores Klassen, Colônia Nova (RS)

 

Fim de semana de sol

Durante o fim de semana, esta massa de ar seco ainda vai predominar sobre os estados da Região Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso. Isto vai deixar o tempo firme, com muito sol e poucas nuvens em quase todas as áreas destes estados.

 No sábado, 7 de março, algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer à tarde e no começo da noite no extremo sul de Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná e de Santa Catarina. 

 

No domingo, o sol e o tempo seco ainda predominam nestas áreas, as pancadas de chuva devem voltar a ocorrer no norte do estado de São Paulo, na Mantiqueira e no Vale do Paraíba. 

 

Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá terão um fim de semana com muito sol. As capitais do Sul e São Paulo amanhecem com temperatura amena, mas a tarde é quente.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

17°
min

25°
max

0mm / 0%