Calor aumenta no Sul

11/03/2020 às 13:57
por Redação

Oferecimento
Nos próximos dias as noites seguem amenas e as tardes quentes e secas

O ar seco e quente ganha ainda mais força no Sul do Brasil nas próximas 48 horas e causa a diminuição da umidade em várias localidades da Região. A queda da umidade vai afastar ainda mais a chance de chuva.

 

As madrugadas e as primeiras horas do dia serão mais amenas, mas a tarde a temperatura sobe bastante. Portanto, a amplitude térmica ainda segue elevada. A sensação de calor é maior e consequentemente a evaporação será maior também prejudicando ainda mais as áreas agrícolas que sofrem com a estiagem.

 

Nesta quinta-feira, o sol predomina nos três estados da Região e as temperaturas ficam altas, principalmente no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, o sol ainda aparece com força no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e não há expectativa de chuva.

 

As condições do tempo começam a mudar no Rio Grande do Sul no fim de semana. 

 

Foto: Larissa Ferreira - Porto Alegre - RS

 

O que você precisa saber sobre o tempo seco 

 

Dentre os problemas que o Clima seco nos traz, o principal são os problemas respiratórios que nos tiram literalmente o ar, são vários os casos de pneumonias, sinusites, gripes, resfriados e alergias que aumentam em quase 25% em períodos de tempo seco, sem contar à poluição que atinge níveis críticos, devido a esse acúmulo de poluentes com gazes tóxicos que não conseguem se dispersar na atmosfera ocorrem mais problemas como, dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz e garganta que pode ficar extremamente seca, voz rouca podendo desenvolver inflamação na faringe.

 

Durante esse período de clima seco alguns cuidados simples podem ser mantidos para que não comprometa tanto a saúde, nos livrando de possíveis transtornos, confira:

 

O cuidado mais eficaz, simples e básico que deve ser feito é ingerir bastante água, em especial crianças e idosos, não espere sentir sede, pois nessa altura o corpo já apresenta sinais de desidratação, além da água, a hidratação também pode ser feita com sucos naturais, água de coco e frutas.

 

Nesse período nossa pele sofre muito com o ar seco, se nosso organismo ficar muito tempo sem água ele aproveitará a água que se encontra no corpo, por isso vale ressaltar hidrate-se constantemente tomando muita água, esse é o passo fundamental para atravessar esse período de dias secos.

 

Para as mulheres que estão amamentando o cuidado é redobrado, como o bebê ainda não toma água, a hidratação dele se dará exclusivamente pelo leite materno, por isso mamães, não descuidem da sua própria hidratação.

 

Nesses dias secos, ácaros e fungos tendem a aumentar desencadeando problemas respiratórios, para evitá-los é importante manter a casa limpa, passe pano úmido no chão e móveis, dessa forma estará protegendo a saúde.

 

É importante manter os ambientes fechados umidificados, para isso os especialistas recomendam o uso de aparelhos específicos, caso não seja possível use toalhas molhadas nas extremidades das portas e janelas, ao dormir mantenha sempre uma ou mais bacias com água para umidificar o ar. 

 

Para evitar a irritação nos olhos e hidratar as vias nasais, use soro fisiológico, mas atenção colírios somente com prescrição médica.

 

Para garantir hidratação e saúde da pele evite banhos quentes e demorados e abuse de cremes hidratantes e filtros solares.

 

É preciso muita atenção, pois além do incômodo o tempo seco nos aproxima de vários problemas de saúde, crianças e idosos tendem a sofrer mais com a baixa umidade do ar, por isso a prevenção continua sendo a melhor opção.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%