Calor é intenso no Sul do BR até o domingo

12/03/2020 às 23:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva continua escassa na Região. Há chance de recorde de maior temperatura do ano em Porto Alegre no fim de semana.

O calor voltou a aumentar sobre o Rio Grande do Sul, como era esperado. Com quase 40°C, o estado foi um dos lugares mais quentes do país na quinta-feira, 12 de março. Até às 23 horas, das 10 maiores temperaturas registradas nas estações meteorológicas no Brasil, operadas pelo INMET, 8 foram no Rio Grande do Sul. 

 

Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou aos 39,2°C e foi a maior na Região Sul na quinta-feira, 12 de março, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Em Porto Alegre, a temperatura máxima nesta quinta-feira ficou em torno dos 36°C. Em Santa Catarina, a maior temperatura foi de 36,0°C, em Urussanga, no sul do estado. Florianópolis teve máxima de quase 31°C. No Paraná, o calor chegou a quase 30°C em Curitiba e alcançou 37,3°C em Foz do Iguaçu.

 

 

Foto de Celso Sosa, Jaguarão (RS)

 

 

Calor e tempo seco

Com pouca nebulosidade e quase sem chuva, o Sul do Brasil continua muito quente nesta sexta-feira, 13, e também neste fim de semana, que será o último do verão. Há uma possibilidade de recorde de calor em Porto Alegre até o domingo. Segundo o INMET, a maior temperatura na capital gaúcha este ano é de 37,8°C, no dia 17 de fevereiro. O outono começa no dia 20 de março, às 00h50.

 

Não há previsão de chuva para esta sexta-feira no Sul do Brasil. Toda a Região tem um dia de sol forte e o calor pode se aproximar novamente dos 40°C no Rio Grande do Sul.

 

No sábado, 14, o sol forte e o calor serão sentidos na maior parte do dia. Há uma possibilidade de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na fronteira com o Uruguai, por causa da chegada de uma frente fria ao sul do estado. O calor aumenta em todo o Sul do Brasil neste dia e há chance de recorde de maior temperatura em Porto Alegre.

 

No domingo, sem força para vencer o ar seco e muito quente sobre o Sul do Brasil, a frente fria vai se afastando em alto-mar, na altura do litoral gaúcho. O  calorão continua na Região Sul. O sol e o tempo seco predominam. Tem previsão de pancadas de chuva para o centro-sul do Rio Grande do Sul.

 

Áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na segunda-feira e ocorrem pancadas de chuva em quase todas as áreas.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

28°
max

25mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

28°
max

20mm / 90%