Último fim de semana do Verão com muito sol no Sul do BR

13/03/2020 às 17:49
por Redação

Oferecimento
Chuva retorna ao sul do Rio Grande do Sul durante o fim de semana

Uma massa de ar seco que atua no Sul do Brasil inibe as condições de chuva. Neste fim de semana, o tempo segue firme no Paraná, Santa Catarina e em quase todas as áreas do Rio Grande do Sul.

 

Neste sábado (14), o sol aparece em todos os estados da Região. Uma frente fria que atua no Uruguai colabora para o crescimento de nuvens e algumas pancadas de chuva na região da fronteira gaúcha com o Uruguai.

 

Nas demais áreas da Região Sul, o tempo segue firme, o sol brilha forte entre poucas nuvens e não há expectativa de chuva. Faz bastante calor.

 

No domingo, a frente fria se afasta para oceano, mas um sistema de baixa pressão entre a Argentina e Paraguai associados ao ventos úmidos que sopram do mar colaboram para espalhar muita nebulosidade e chuva no centro-sul do Rio Grande do Sul. Na região de Uruguaiana, Bagé e Rio Grande chove a qualquer hora do dia intercalando alguns períodos de sol. Em Santa Maria, o sol aparece e a partir tarde há condições para pancadas de  chuva isoladas com raios. 

 

Nas demais áreas do Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná, inclusive as capitais, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o último dia do Verão será marcado por muito sol, calor e nada de chuva. 

 

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

 

Estiagem

 

O estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando uma forte estiagem que atinge cada vez mais municípios. De acordo com dados da Defesa Civil do estado, até o dia 13 de março, havia um total de 161 municípios em situação de Emergência e 15 apenas com Registro no S2ID — Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Totalizando 176 cidades com problemas ocasionados pela estiagem.

De acordo com o meteorologista Filipe Pungirum da Climatempo, para os últimos dias do Verão, período entre 16/03 a 20/03, existe a possibilidade de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Porém, não é o suficiente para recuperar a situação de estiagem no estado. Esta recuperação deve ocorrer de fato, entre abril e maio.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

27°
max

10mm / 83%

Porto Alegre - RS

22°
min

33°
max

6mm / 90%