Oferecido por
O ar quente, úmido e abafado predomina em todo o Centro-Oeste do Brasil. Os últimos dias do Verão terminam com a cara da estação na Região.
Nesta quarta-feira (18), o sol brilha forte em quase todos os estados da Região e faz calor. Somente no noroeste de Mato Grosso é que o tempo fica mais instável com o céu carregado de nuvens e com condições para chuva a qualquer hora.
Nas demais áreas, o sol aparece, a temperatura sobe rápido. O forte aquecimento e a disponibilidade de umidade favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, inclusive na capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília.
Na quinta-feira, o tempo não muda muito. O calor e alta umidade presentes na atmosfera favorecem o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva por vezes fortes e acompanhadas de descargas elétricas atmosféricas.
Verão é estação do ano com maior risco de raios
Os cumulonimbus (Cb, na abreviação usada em Meteorologia), são as nuvens que provocam raios, muitas vezes também com intensas rajadas de vento e chuva forte. Tecnicamente elas podem se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar, mas é durante o verão que é a quantidade destas nuvens é maior.
Quase todo o Brasil passa a maior parte do verão dentro de massas de ar úmidas e quentes. Calor e muita umidade são os principais ingredientes para a formação dos Cbs. Raio mata!
Leia também: O que esperar do Outono na Região Centro-Oeste?
Foto: Thiago Faria - Brasília - DF