Outono começa com frente fria em SP e risco de temporal

19/03/2020 às 16:30
por Redação

Oferecimento
Litoral pode ter chuva volumosa. Primeiro fim de semana da estação terá queda de temperatura na Grande SP.

O outono começa nesta sexta-feira, 20 de março, à 00h50. Em São Paulo, a nova estação se inicia com uma frente fria que pode provocar temporais no estado.

 

 

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista nesta sexta-feira, 20 de março, deixa o estado de São Paulo novamente em alerta para temporais.  As áreas de instabilidade crescem por todo o estado e as pancadas de chuva ocorrem várias vezes no decorrer do dia. Em muitas áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, essas pancadas de chuva podem vir com raios e também serem moderadas a fortes.  Há risco de alagamentos na região da Grande São Paulo.

 

O litoral é uma preocupação especial.  O grande volume de chuva que está sendo esperado para o litoral paulista pode provocar novas deslizamentos de encostas na Baixada Santista. Apesar do aumento da nebulosidade e das pancadas de chuva, esta sexta-feira será um dia abafado no estado de São Paulo a temperatura ainda não cai muito na Grande São Paulo.

 

 

Litoral em alerta

Esta nova frente fria que passa pelo litoral de São Paulo pode provocar chuva volumosa sobre o litoral paulista novamente. A chuva muito forte que caiu no começo de março causou grandes deslizamentos e deixou dezenas de vítimas fatais na Baixada Santista. Em Santos, segundo A Defesa Civil do Estado de São Paulo já choveu 270,6 mm de  1 a 19 e março, ligeiramente superior à média para o mês que é 257 mm.

Embora o tempo seco tenha predominado  nos últimos 15 dias, não se pode descartar agora o risco de novos deslizamentos de encosta com este novo episódio de chuva forte.   

 

 

Foto de João Basso, São Paulo (SP)

 

 

 

Fim de semana com queda de temperatura na Grande SP

O próximo fim de semana será o primeiro do outono de 2020 e os paulistas vão sentir a entrada do ar frio de origem polar. A temperatura cai de forma geral em todas as regiões paulistas, mas na região da Grande São Paulo,no litoral sul e na Baixada Santista, o excesso de nebulosidade e o vento frio vão ajudar a manter a temperatura amena o dia todo. 

A previsão é de muita nebulosidade, temperatura amena e pouca chuva na Grande São Paulo no fim de semana e também na região de Sorocaba e no sul do estado.

O litoral norte, o Vale do Paraíba, o centro-norte de São Paulo e a Mantiqueira continuam tendo pancadas de chuva no fim de semana. 

No centro-oeste do estado, ainda pode chover no sábado, mas o sol e o tempos seco predominam no domingo. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%